Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ruas fechadas no Conjunto Santos Dumont mais uma vez é notícia em jornal local

Hoje o Jornal Diário do Amazonas traz matéria sobre o fechamento das ruas em nosso conjunto.

Confira a noticia completa lendo a matéria aqui ou acessando a página do jornal Diário do Amazonas na internet.

Moradores fecham ruas em Manaus por falta de segurança
23 Dez 2011 . 08:23 h . Annyelle Bezerra . portal@d24am.com


Ruas fechadas com cavaletes foi a forma encontrada pelos moradores do Conjunto Santos Dumont e de outros bairros de Manaus para fugir dos assaltantes

Manaus - A falta de segurança pública nos bairros de Manaus tem obrigado moradores a adotar medidas de proteção que burlam a lei. No Conjunto Santos Dumont, zona centro-oeste, além de cercas elétricas e câmeras de vigilância, cavaletes são usados irregularmente pela comunidade local para bloquear as ruas durante a noite.

Segundo o aposentado Aureliano Monteiro, morador da Rua Comandante Theóphilo de Mattos, a maioria das 29 casas existentes ao longo da via já foi assaltada. “Em uma das situações, o vigia teve as roupas confiscadas pelos ladrões que mais tarde as utilizaram para roubar nossas casas”, contou.

Segundo a esposa do aposentado, Therezinha Queiroz, há mais ou menos um ano o uso de cavaletes e a contratação de uma empresa de segurança particular foram adotados para garantir a tranquilidade no local.

A partir das 19h, um segurança particular vinculado à empresa contratada é responsável por fechar a rua com os cavaletes, restringindo o acesso apenas aos moradores. Somente às 6h a passagem pela via é liberada.

A aposentada Dalziza dos Santos, que mora há mais de 20 anos na Rua Comandante Theóphilo de Mattos, conta que abriu mão de ter móveis na varanda, após ter tido a casa assaltada, no ano passado.

Segundo o engenheiro, Francisneto Silva, que há menos de dois anos se mudou para a rua e já teve a casa invadida, conta que fiscais do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) já estiveram duas vezes no local advertindo os moradores sobre o fechamento irregular da via.

Na Rua Comandante José Siqueira, no mesmo conjunto residencial, o uso de cavaletes a partir das 19h também é uma prática comum. A aposentada Maialu Porto, há 19 anos moradora do local, conta que a prática foi incorporada na via há um mês.

Nas ruas Comandante Eyner Encarnação, Coronel Brito e Atlas Catanhede, também no conjunto Santos Dumont, e em bairros como Parque Dez de Novembro e Campos Elíseos cavaletes também são utilizados para impedir a passagem de veículos não autorizados no período da noite.

O titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), Coronel Vital, informou ao DIÁRIO que o órgão não tinha conhecimento sobre a situação vivenciada pelos moradores e garantiu que um levantamento será realizado nas delegacias da área para contabilizar a quantidade de assaltos registrados no local. “É preciso reunir essas informações e ouvir os moradores para que o problema seja sanado”, afirmou.

No dia 10 de novembro, porém, o secretário de Segurança Pública participou de uma reunião com os moradores do conjunto Santos Dumont e garantiu ‘cuidar’ da situação do conjunto ‘bem de perto’.

Quatro residências são assaltadas por dia

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgados em outubro deste ano, pelo menos quatro assaltos a residências são registrados em Manaus diariamente.

A previsão é de que, de janeiro a novembro deste ano, 1.280 casos tenham ocorrido na capital.

Até setembro, a zona norte liderava o ranking das zonas mais perigosas, com 495 ocorrências, seguida pela zona leste (220), oeste (204) e sul (114).

Fonte: Jornal Diário do Amazonas - dia 23/12/2011 - Pag. 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário