Nesta tarde do dia 11 de dezembro, por volta das 16h30min., encontramos dois pesquisadores da empresa Promarket (site: www.pmktpesquisas.com.br) realizando levantamento de hábitos de consumo de internet em uma faixa de ruas do Conjunto Santos Dumont.
A propósito de termos encontrado esses pesquisadores, nesse última quarta-feira (7/12), recebemos uma mensagem de um morador da Rua Comandante Paulo Varela, que nos questinou se sabíamos da existência dessa pesquisa em nossas ruas, haja vista que a pessoa que o abordou pediu para entrar em sua casa, restando a dúvida se era idônea a intervenção, ou se tratava de algum golpe.
Em entrevista que fizemos com o Sr. Alexandre Wagner Pereira, que portava o crachá que reproduzimos aqui, disse-nos que jamais um entrevistador pede para entrar na residência de ninguém e que eles usam crachá de identificação. Segundo o mesmo, trata-se de uma a Pesquisa TIC Domicílios sobre a posse e o uso das tecnologias de
informação e comunicação.
Constatamos a existência de formulários e de um mapa do Conjunto Santos Dumont no qual se via a região de delimitação da pesquisa, o que metodologicamente é correto. Todavia, não conseguimos ainda contatar a empresa Promarket, nem tão pouco recebemos retorno do e-mail que encaminhamos ao Ibope em São Paulo, mas pela nossa análise prévia e a boa vontade dos pesquisadores em fornecer as informações que solicitamos, tudo indica que se trata de uma intervenção verdadeira.
Como os pesquisadores nos disseram que continuam a pesquisa nessa segunda-feira (12/12), não esqueçam de verificar se os mesmos portam o crachá e lembrar que o pesquisador jamais solicita para entrar na residência.
Segue abaixo video com a entrevista que fizemos neste domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário