Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pastoral da Catequese de São Marcos: Ação Social de Natal





As crianças e adolescentes da Pastoral da Catequese da Igreja de São Marcos, sob a coordenação de Elen Santos e Conceição Colares, juntamente com os pais de catequisandos, amigos e familiares, resolveram que nesse Natal irão presentear as crianças do projeto social de educação popular da Fundação Fé e Alegria.

A dinâmica desta ação social consiste em adotar uma das 95 cartinhas das crianças atendidas pela Fundação Fé e Alegria, que estão na faixa etária entre 6 a 13 anos, e no próximo dia 17 de dezembro (sábado), levarem e entregarem pessoalmente os presentes doados pela comunidade, principalmente entre as famílias das crianças que participam da pré-catequese da Igreja de São Marcos. A adesão a esta campanha foi tamanha, que a distribuição das cartinhas terminou em menos de uma semana e não deu para quem quis, demonstrando como o nosso povo é solidário e o quanto os amigos participam quando tem a certeza do resultado e da boa causa imbuída nessas ações solidárias.

A Escola Alternativa de Educação Popular é um projeto da Fundação Fé e Alegria do Brasil, que faz parte de uma federação internacional de uma rede de ensino que iniciou com o padre jesuíta José Maria Vélaz, fundador deste movimento que há 50 anos vem levando educação de qualidade a crianças e jovens na América Latina e no mundo. Iniciou na Venezuela e logo estendendo para Equador (1964), Panamá (1965), Peru (1966), Bolívia (1966), El Salvador (1969), Colômbia (1971), Nicarágua (1974), Guatemala (1976), Brasil (1981), República Dominicana (1990), Paraguai (1992), Argentina (1995), Honduras (2000), Chile (2004) e em 2006 chegou também ao Haiti. Aqui em Manaus o projeto iniciou em 2006 e está localizado em uma das áreas mais carentes da capital do Amazonas.

O projeto hoje pode ser considerado de sucesso, considerando que muitos egressos do ensino promovido pela Fundação Fé Alegria hoje podem ter oportunidade de ingressarem e continuarem seus estudos nas Universidades Públicas, antes inacessível pela carência de boa formação acadêmica nas escolas públicas. Os alunos de Fé e Alegria, além do reforço na educação, apreendem desde cedo a pautarem sua vida em princípios da solidariedade e do amor cristão, alimentando o espírito e o corpo, haja vista que todos recebem alimentação enquanto alunos da Fundação Fé e Alegria.

Longe de ser uma obra meramente assistencialista, na verdade aos alunos de Fé e Alegria é dado o caminhar pelos próprios meios, por meio da educação e da preparação de um cidadão de qualidade, distanciando-o qualitativamente do ambiente em que vive e modificando um futuro de pura repetição de baixa qualificação social de indivíduos inseridos nas camadas mais empobrecidas da sociedade.

Saiba mais sobre a Fundação Fé e Alegria clicando na imagem abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário