Powered By Blogger

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Alternativa ao fechamento das ruas

Ontem (26/12), no jornal da noite da Rede Globo, coletamos esta reportagem de uma ação coletiva de moradores para garantir segurança em sua rua. Coincidentemente, já viemos com esta ideia, que acreditávamos ser inédita, ser implantada com sucesso em Curitiba-PR.

A alternativa de segurança seria colocar câmeras em toda a extensão da rua que se deseja monitorar, com possibilidade de cada morador poder acessar pela internet o que se passa defronte sua casa e em toda a extensão da rua. Paralelo a isto, é nossa intenção que todos os moradores tenham o telefone de contato entre si, ou seja, se qualquer movimento suspeito chamar atenção de alguém, imediatamente podemos manter contato para alertar, ou tirar dúvidas.

A instalação de um botão de pânico ligado a uma sirene que poderá ser acionada em momentos de tensão. Veja, nossa experiência diz que quando o marginal entra em um residência, com altos muros e visão fechada para quem está na rua, eles ficam a vontade para fazer o que quiserem, mas se tiver uma sirene, logicamente eles não ficarão a vontade e terão pressa em sair, tal como é demonstrado na reportagem.

É esta a nossa alternativa que a partir da semana que vem vamos tentar implantar na rua Comandante Rangel (defronte a praça e que não há como ser fechada). Ficamos contentes em saber que agora temos um caso de sucesso que possa inspirar nossa idéia, que agora deixou de ser inédita, mas isto é o que menos importa.

Se tivermos sucesso, vamos tentar propagar a ideia entre os outros moradores, inclusive sendo uma alternativa mais barata e mais segura que o fechamento de ruas, pois não ficamos na dependência de terceiros, que sabe lá de onde vem e o sistema se cotizado entre os moradores é somente pago uma vez.

Confira abaixo a reportagem da Rede Globo.

2 comentários:

  1. Muito bom ,Lembreese que a Paulo Varela con el Hospital pertencen ao CJ santos Dumont y ahi!donde eu moro e vigio y cuido da area faz 28 anos ,es PELIGROSSISIMO! y porta de entrada de todo ,de todo marginal,ya tive que chirar de dentro du Posto bandidos que cu ando son descubiertos se esconden ali . Soy JUAN O ARGENTINO! da PAULO 432.

    ResponderExcluir
  2. Estimado Juan,

    Yo no podria olvidarme jamás que la calle Paulo Varela pertenece a Conjunto Santos Dumont, pués tengo grand amigos que estan ubicados en esa dirección.

    Los problemas con la violencia no és una exclusividad de la calle Paulo Varela, pero es un problema que afecta toda la comunidad.

    Sin embargo, yo creo que los moradores tienen el direcho de cerrar las entradas y salidas de las calles, porque és la unica medida que tiene proporcionado algun resultado comprobado en detener el avance de la violencia en nuestra comunidad, péro no es la única, pués hay de tenernos en cuenta que existen otras soluciones que tienen que ser estudiadas por nosotros.

    Un abrazo,

    João Lago
    cordinador Amipaz

    ResponderExcluir