Powered By Blogger

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Manaus tem novo arcebispo


Neste sábado, à noite, na catedral de Nossa Senhora da Conceição, tomou posse o novo arcebispo de Manaus, D. Sérgio .Eduardo Castriani. A cerimônia prevê a presença de vários bispos da região, de autoridades e de numeroso povo.

Sem dúvida alguma, a igreja Católica começa a viver em Manaus uma nova etapa que promete frutos de entusiasmo e de reafirmação graças às. bênçãos de Deus e às esperanças surgidas com a chegada do novo pastor. Podemos esperar dias melhores porque D. Sérgio reúne todas as qualidades exigidas de um bispo escolhido para dirigir uma arquidiocese da importância da nossa. Foi bispo de Tefé por treze anos, compreende bem o povo amazonense e conhece-lhe a cultura. Á frente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil por dois períodos de quatro anos cada da um, é atualmente membro da Comissão Episcopal da Amazônia. Antes de ser bispo, D. Sérgio foi conselheiro geral da Congregação do Espírito Santo, com residência em Roma, e teve oportunidade de visitar as missões espiritanas na África e em outros continentes. Manaus ganha um presente de Deus que vem somar ciência, sabedoria experiência e grandes dotes humanos e espirituais à caminhada desta Arquidiocese.

No livro Pontifical Romano , existe um texto de homilia proposto para a ordenação episcopal em que se expõem quais qualidades se exigem de um bispo. Antes de tudo um bispo deve lembrar-se de que pertence a um povo que são seus diocesanos. Foi escolhido por Deus para servir aos que lhe foram confiados. “O episcopado é um serviço, não uma honra”,são palavras textuais do Pontifical.

Foi-se, e foi-se graças a Deus, o tempo em que os bispos eram tratados como príncipes. É um serviço que lhes cabe de modo especial e que o fará servir e não ser servido à semelhança de Jesus que lavou os pés dos discípulos. Seu amor deve abranger os católicos, os que seguem outros caminhos religiosos e os que não acreditam em Deus. Tenho certeza de que esse programa exigente será o episcopado de 'D. Sérgio em Manaus.

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo Emérito de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário