Powered By Blogger

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA COM DOM SÉRGIO CASTRIANI, NOVO ARCEBISPO DE MANAUS

Dom Sérgio Castriani

Por Ana Paula Lourenço

O novo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, que toma posse neste mês de fevereiro de 2013, é natural da cidade de Regente Feijó, interior de São Paulo. Formado na Congregação do Espírito Santo e ordenado presbítero em 1978, sob o lema episcopal “habitou entre nós”.

Há 34 anos tem sido um dedicado pastor na Amazônia e por 14 anos foi bispo da Prelazia de Tefé. Também foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando acompanhou de perto a missão da Igreja no Brasil e fora dele. Em entrevista concedida ao Informativo Arquidiocese em Noticia (IAN)', Dom Sérgio conta um pouco de sua caminhada missionária, a missão de assumira Arquidiocese de Manaus e as perspectivas para o trabalho a ser realizado em Manaus.

IAN - O senhor foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB. Que experiências o senhor pode nos contar?

Dom Sérgio - A Comissão Episcopal para a ação missionária e cooperação intereclesial têm como objetivo principal manter acesa a chama da missão “ad gentes” ou além fronteiras na Igreja do Brasil. Colabora intensamente com as Pontifícias Obras Missionárias, com o Centro Cultural Missionário, com o Conselho indigenista Missionário, com a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, com a Pastoral dos Brasileiros no Exterior, formando com estas e outras forças missionárias o Conselho Missionário Nacional. Entre as atividades importantes e marcantes cito algumas.
1. A primeira delas é a acolhida dos missionários que vêm para o Brasil e que se preparam para a missão no nosso país no Centro Cultural Missionário (Comissão Episcopal), do qual fui presidente durante os oito anos. É bonito ver o missionário dar os primeiros passos numa nova língua e começar a sua imersão numa nova cultura procurando entrar em sintonia com a Igreja que o recebe. mas sem perder suas raízes e experiências profundas que o trouxeram até aqui.
2. A segunda é acompanhar os missionários brasileiros que partem para a missão além fronteiras em todos os continentes e também em regiões missionárias no Brasil. E um privilégio conhecer estes missionários, pois, afinal, a missão não acontece sem eles. Eles são a expressão e o sinal da natureza missionária da igreja, Eles realizam de maneira eloquente aquilo que toda a igreja é: missionária. A comissão também está em contato com os missionários brasileiros no exterior através de visitas, correspondência e ajuda quando necessário. Ela acompanhou, em primeira mão, por dez anos, a missão no Timor Leste, assumida pela CNBB e financiada pelas comunidades pobres do Brasil, através de duas grandes coletas nacionais. Tive o privilégio de visitar o Timor e testemunhar o quanto fizeram as nossas missionárias, religiosas de várias congregações e leigas.
3. Um outro projeto da CNBB que é acompanhado pela Comissão é o envio de professores de Filosofia e Teologia durante os meses de dezembro e janeiro para a Guiné Bissau, que ajudam na formação do clero local e dos muitos missionários brasileiros presentes naquele país. Nos acompanhamos também envio de uma equipe missionária para o Haiti, em conjunto com a Caritas Nacional e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Ha' o acompanhamento também dos projetos “Igrejas irmãs” as “Santas missões populares”, a “Imprensa Missionária” etc. Estes são alguns exemplos, mas a vitalidade da missão é impressionante. No momento, faço parte da Comissão da Amazônia e no regional acompanho a dimensão missionária sendo o bispo de referência para a Comissão Missionária Regional (Comire).

IAN - Explique-nos, resumidamente, o que é missão?

Dom Sérgio - A Igreja é missionária por natureza. Isto quer dizer que ela existe para a Missão. E como acontece a missão? O primeiro mandamento missionário é o mandamento do amor. Amar é sair de si mesmo, romper os próprios limites e preocupações e deixar que o outro e suas necessidades mostrem o caminho. Foi o que aconteceu com o samaritano na parábola que Jesus contou. É a dimensão do serviço. A igreja não vive para si, mas está a serviço da humanidade. O serviço se dá em primeiro lugar com o testemunho de uma vida nova em Jesus Cristo. E este testemunho acontece através de um comportamento renovado de quem tem os mesmos sentimentos de Cristo Jesus. O testemunho desemboca no diálogo com aqueles que vivem e pensam de maneira diferente. E em tudo deve acontecer o anúncio explícito de nossa fé na obra redentora que acontece no mistério da encarnação, morte e ressurreição. Conscientes de que o protagonista da missão é o Espirito Santo que a precede, a confirma e a atualiza, deixamo-nos conduzir o por Ele.

IAN - O que motivou o senhor vir para a Amazônia há 34 anos?

Dom Sérgio - A Congregação do Espírito Santo chegou ao Brasil no final do século XIX e durante meio século trabalhou só na Amazônia, mais especificamente em Belém, Manaus e na Prefeitura Apostólica de Tefé que, até 1932, também compreendia a atual diocese de Cruzeiro do Sul - Acre. Quando entrei na Congregação sabia que a minha vida missionária aconteceria na Amazônia ou na África, continente onde vive e de onde vem a maior parte dos “espiritanos”, como somos conhecidos. Portanto, vir para a Amazônia logo depois da minha ordenação foi uma consequência da minha opção pela vida espiritana. Mas também tive o privilégio de conhecer nossa missão em vários países africanos, quando fui conselheiro geral da congregação. A paixão pela África faz parte do carisma espiritano, mesmo àqueles que nunca foram para lá.

IAN - Conte-nos um pouco de como tem sido a sua vida missionária na Amazônia. Que experiências foram mais marcantes?

Dom Sérgio - A minha vida missionária que começou na juventude, na grande São Paulo, e que continuou no rio Envira município de Feijó, numa época em que os seringais ainda estavam ativos, mas foi o começo de uma nova época em relação 'á economia da região e a relação com a natureza. Os últimos catorze anos, estive na Prelazia de Tefé, sendo testemunha que o Reino de Deus está no meio de nós, pois vi isto na vida de tantas pessoas que se deixam conduzir pelo Espírito Santo, vivendo uma vida renovada, correta, responsável e justa. Vi o reino de Deus acontecendo em tantas comunidades que se reúnem para ouvir e praticar a Palavra, renovando o mundo em que vivem, lutando pela cidadania e qualidade de vida para todos, assumido os valores do evangelho mesmo quando isto significa perseguição, sofrimento e cruz. As histórias e exemplos são muitos. Creio que teremos muitas ocasiões para contá-las.

IAN - Anteriormente, o senhor afirmou ter acolhido com muita alegria a sua indicação para ser Arcebispo de Manaus e que este seria um grande desafio. Desde desse dia, como tem ressoado em seu coração essa nova missão?

Dom Sérgio - A partir do momento que se diz sim a um chamado da Igreja, a sensação é de alegria porque cremos que ai e expressou a vontade do Pai discernida por tantos que foram os responsáveis imediatos por este chamado. Se a resposta é pessoal e a responsabilidade final é do sujeito, á experiencia é também de profunda comunhão. Não estamos sozinhos. Acreditar que o Espírito Santo conduz a sua igreja tem como consequência uma profunda paz interior. É só na fé e a partir dela que podemos assumir a nossa missão. Dar testemunho de Jesus Cristo com uma vida coerente, servir as pessoas a nos confiadas, sem reservas e segundas intenções, dialogar respeitosamente com quem pensa e age diferente de nós, só é possível na força do Espirito. Por isso é preciso invocá-lo sempre. Creio que estes são os meus sentimentos no momento: consciência de quem sou, paz interior, alegria profunda, comunhão com a Igreja, e muita emoção ao deixar, fisicamente, a Igreja
(Prelazia de Tefé) que servi por catorze anos.

IAN - Recentemente, o senhor reuniu com Dom Luiz e os bispos auxiliares para conhecer a realidade da Arquidiocese. Nessa conversa, o senhor percebeu a existência de desafios específicos? Poderia citar algum e como pretende enfrentá-los?

Dom Sérgio - Os grandes desafios da Igreja no Brasil hoje, e que são também os desafios da Arquidiocese são apresentados nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O primeiro deles é a Missão. Numa sociedade plural, fragmentada, dominada por uma cultura pós-moderna e urbana, com situações que degradam a pessoa humana, mas também com imensas possibilidades de comunicação, acesso a cultura e a educação, exercício da cidadania, superação de preconceitos, entre outras, como anunciar Jesus Cristo e o Evangelho, indo até aqueles que estão afastados e excluídos pelas mais diferentes razões. Como chegar as cidades invisíveis dentro da grande cidade, que se escondem atrás das grades das prisões, dos muros dos hospitais, nos bairros degradados, nas invasões, mas também nos condomínios fechados, nos mercados e feiras, nas ruas do centro etc? A missão é urgente porque o crime organizado toma conta de uma parte de nossa sociedade, porque a vida não e' respeitada, porque as pessoas não têm perspectivas, porque a Palavra não é mais referência, e as vezes é até manipulada. O outro desafio é a formação e o fortalecimento de comunidades. A vida cristã e' essencialmente comunitária porque tem sua fonte no Deus que é Trindade. Num ambiente que reforça o individualismo, o relativismo, o imediatismo, mas que também apresenta tantas novas formas de vida em comunidade, que podem ser virtuais, afetivas, de interesse. Como formar verdadeiras comunidades cristãs, que vivam ao redor da palavra, que se organizem a partir do serviço mútuo, que transformem a realidade em que vivem exercendo a cidadania? Colocar a Palavra de Deus no centro das nossas vidas também representa um outro desafio. Propiciar o conhecimento da Palavra, formar cristãos católicos que a conheçam em profundidade e competência. Fazer com que a nossa liturgia, catequese, ação social, enfim toda a nossa vida seja uma resposta à Palavra, contida nas Escrituras, mas que é o próprio Jesus Cristo, o Verbo encarnado. Estas três urgências exigem uma Iniciação Cristã progressiva e constante. Fui informado que a coordenação de pastoral fez desta dimensão uma prioridade. Isto é fundamental e deve continuar. Mas toda a vida cristã desemboca no serviço à vida plena para todos. A Igreja não existe para si, mas, assim como Jesus, existe para que todos tenham vida e a tenham plenamente. Não preciso lembrar todas as situações em que vida e' diminuída e degradada. Não estamos sozinhos nesta empreitada. É preciso juntar forças. Não é possível que num país de maioria esmagadoramente cristã a vida humana seja tão desrespeitada. O mesmo se diga em relação a natureza, diante da qual temos uma responsabilidade imensa. A Igreja de Manaus já enfrenta estes desafios com muita generosidade, fé e competência. Junto-me a ela neste esforço ousado de evangelização.

IAN - O senhor tem um plano especial para desenvolver ainda mais o trabalho das pastorais?

Dom Sérgio - As pastorais são as formas concretas que Igreja no Brasil criou para responder aos apelos da realidade de forma organizada e competente, mas sempre a partir da fé. Os grandes problemas são transversais. É importante que não se isolem. Daí a importância da pastoral de conjunto, que começa com a escuta respeitosa daquilo que o outro pensa e faz. Dai surge a necessidade de estruturas de comunhão e participação como secretariados, reuniões periódicas, coordenação etc. Estas estruturas existem e é preciso conservá-las e animá-las sem cair no perigo de torná-las vazias e sem vida. Espero poder participar ativamente, dentro das minhas possibilidades, destas estruturas, ouvindo, aprendendo, e contribuindo para que a pastoral seja realmente de conjunto.

IAN - Qual a sua visão sobre a proposta da CF 2013 de olhar para o jovem de forma inclusiva, canalizando suas habilidades para contribuir com a construção da “Civilização do Amor” do Reino de Deus aqui na terra?

Dom Sérgio -Juventude e' sempre importante e sempre deve ser prioridade. Juventude é futuro, mas é sobretudo o presente da sociedade e da Igreja. Também é o segmento que mais sofre as mazelas da sociedade. Basta visitar nossas cadeias públicas e penitenciárias. Há anos se vem pedindo uma Campanha da Fraternidade com este tema. A última vez foi em 92. Se somos uma Igreja Missionária, de comunhão, centrada na Palavra, a serviço da vida, e se queremos levar todos e todas a iniciação cristã, não podemos deixar de priorizar a Pastoral da Juventude e todos os movimentos, comunidades e organizações que a evangelizam abrindo espaço para a vida cristã e o exercício da cidadania.

IAN - A CF 2013 também traz a questão do uso das novas tecnologias que, com a devida ética, podem ampliar os horizontes da evangelização. Como o senhor vê isso?

Dom Sérgio - As novas tecnologias são um fato. Todos nós as utilizamos querendo ou não. Como toda nova tecnologia surgida no decorrer da história, elas abrem novas perspectivas de conhecimento e de comunicação criando cultura. Cabe a nós impregnar esta nova cultura com o Evangelho, cujos valores fundamentais são os mesmos. Como tudo que é humano elas são ambíguas. Mas não devemos ter medo delas. Aqui vale o principio da encarnação: “Deus amou tanto o mundo que enviou o seu próprio Filho para salva'-lo”.

IAN - Na sua opinião, os veículos de comunicação atuam com certa missionariedade quando conseguem alcançar comunidades distantes? Como o senhor vê o seu uso para a evangelização e de que forma poderíamos potencializar isso?

Dom Sérgio - Quero apenas lembrar o rádio pois, numa região como a nossa, parcelas numerosas de nossa população ainda tem no rádio o único meio de comunicação. Visitando as comunidades ribeírinhas se percebe a importância de nossas rádios de inspiração católica. Elas são muito ouvidas e apreciadas pelo serviço que prestam, informando, formando, divulgando. Fazem isto como serviço e assim evangelizam. Mas não podemos ficar só no rádio. É preciso investir na TV e, sobretudo, na internet, pois acredito que o futuro passa por aí. Investir tecnicamente, formar comunicadores, estar atento às transformações sociais, ter muita consciência de nossa identidade cristã e católica. Penso que o caminho vai por ai.

IAN - A posição de Bispo ocupa certa relevância política. Como o senhor vê isso? Como se deve proceder quando se trata de reivindicar os direitos dos pobres, injustiçados e excluídos, por exemplo?

Dom Sérgio - Minha posição é a da Igreja no Brasil. Não fazemos alianças partidárias e não nos alinhamos a partidos políticos. Mas isto não significa neutralidade. Temos princípios, valores, metas para uma sociedade mais justa e fraterna. Isto significa que participamos de campanhas como a da Ficha Limpa; exigimos o cumprimento da constituição como no caso dos direitos dos indígenas as suas terras; expressamos nossa opinião como, por exemplo, no caso do plebiscito sobre as armas; podemos apoiar candidatos que se propõem a lutar com o povo e pelo povo; denunciamos aquilo que julgamos ser contra a dignidade e os direitos humanos; lutamos por uma reforma do Estado brasileiro para que esteja mais a serviço dos pobres e dos pequenos do que do capital e daqueles , que podem pagar pelos seus serviços, como acontece muitas vezes. Estes são alguns exemplos que não esgotam o assunto. Mas acima de tudo espero que os católicos sejam cidadãos conscientes e participantes e que a fe' que professamos nos leve a assumir as nossas responsabilidades, o que para alguns significa participar de um partido politico, concorrer a cargos eletivos ou participar do poder do Estado através de concursos, como é o caso do poder judiciário. Que os cristãos católicos que são funcionários públicos, além de serem tratados com a dignidade que merecem, sejam de fato servidores do povo. Penso também que devemos participar e incentivar os Conselhos Paritários (formados por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos), como espaço privilegiado de participação na gerência da coisa pública. , A opção pelos pobres e excluídos não é facultativa para a Igreja, ela é consequência do Evangelho que proclamamos. Todas as nossas estruturas devem estar a serviço, em primeiro lugar deles, e só quando estamos a serviço deles vivemos de verdade a fé que professamos. Agradeço a oportunidade deste diálogo com os leitores deste Informativo. Espero encontrá-los pessoalmente. A partir do momento que aceitei a nomeação do Santo Padre minha vida pertence a esta Igreja particular e com ela e através dela a toda a Igreja. Como Igreja, faço parte da vida do povo e da sociedade que vive em Manaus e nas outros sete municípios que fazem parte da Arquidiocese. Meu desejo é conviver e servir pedindo sempre que a vontade do Pai seja feita e que o Reino de Deus venha.

Fonte: Informativo Arquidiocese em Notícias, no. 88, Fevereiro 2013

Um comentário: