Powered By Blogger

domingo, 1 de abril de 2012

Uma semana rica...


Iniciamos hoje a Semana Santa com as cerimônias que recordam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em nossa igreja teremos palmas bentas nas mãos e, entre cantos e orações reviveremos aqueles momentos de glória. Em seguida, participaremos da Missa, cujas leituras bíblicas nos lembrarão que tudo é passageiro, pois cinco dias depois aquele festejado Senhor passaria pela condenação e morte de cruz.

Como faz bem saber que a multidão muda conforme a direção do vento! O herói de hoje pode ser o bandido de amanhã, o líder ovacionado de agora poderá ser o xingado em momentos posteriores. Como se enganam os maníacos por grandeza ou fama! Como diz o Eclesiastes: “vaidades das vaidades, tudo é vaidade” (Ecl 1,2).

No caminho de Deus muitos estão com Ele enquanto as coisas andam bem e tudo é glória; poucos têm coragem de segui-lo na dureza dos sofrimentos. Na quinta-feira santa, à tardezinha, começaremos as celebrações da Páscoa. Vamo-nos reunir para lembrar da última ceia, quando Jesus lavou os pés de seus discípulos, deixou o mandamento do amor fraterno e instituiu a Eucaristia. A lembrança também abrangerá a agonia no Jardim das Oliveiras, a traição de Judas, a prisão e a noite de horrores nas casas de Anás e Caifás. O lava-pés fala fortemente da necessidade de estabelecer na igreja e na sociedade relações não de prepotência, mas de serviço. Quando existe respeito pela dignidade do outro, solidariedade e humildade, desaparecem a violência e as guerras.

A Eucaristia é o dom máximo de Deus que se faz presente em nossas vidas e se doa como força na existência humana. Na sexta-feira, pela manhã, o caminho do Calvário (via sacra) reviverá passo a passo os momentos da paixão, desde a condenação pelo tribunal romano até a ressurreição. É um ato de piedade que nos torna mais próximos do Senhor. A tarde será o sepultamento. Na noite do sábado para domingo, a certeza da vitória de Jesus sobre a morte e a garantia que ele vive povoarão momentos celebrativos.

Ressuscitou é o grito dos que sabem que nosso Deus vive e nos faz participar de sua vida. Que tal vivermos esses ensinamentos?

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário