Powered By Blogger

sábado, 21 de abril de 2012

Desafios e tentações da vida conjugal, como superá-los?

Todo o relacionamento tem desafios e o maior deles são as diferenças. Daí gera, às vezes, nossas dificuldades e desentendimentos. Ninguém gosta de ser criticado porque é próprio do ser humano desejar ser sempre apreciado e aceito. Às vezes, o comportamento do outro pode magoar e ferir. Outras vezes, guardamos nossos ressentimentos e a insatisfação ignorada cresce e se manifesta em uma briga carregada de mágoas. Nem sempre costumamos nos abrir quando estamos insatisfeitos e isto causa desconforto.

O sacramento do matrimônio e os ensinamentos da Igreja nos ajudam a superar obstáculos e os problemas quando surgem. O dever de sentar-se (para uma conversa) vem ao nosso encontro por meio da oração, do diálogo, troca de ideias, conhecimento do outro, entrar na intimidade do outro, ver as diversas realidades a partir do ângulo do outro. Quando há diálogo, compreensão e busca de comunhão, os problemas são facilmente superados. Desse diálogo nasce muita luz, pois Jesus prometeu estar em meio àqueles que se reúnem em seu nome. Ele traz o Espírito Santo para nos ajudar a superar nossos desafios.

A Bíblia diz: “deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Isto implica que na nossa intimidade, nos tornamos um, alcançamos a unidade de espírito, de alma e de corpo, e somos um em Cristo.

Com o nosso casamento fomos pouco a pouco ganhando essa intimidade que nos faz cúmplices, sensíveis um ao outro, atentos às necessidades do outro. Ora, compreendemos que o casamento implica cumplicidade e renúncia de ambas as partes. Aí se identifica o amor: “eu te recebo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-se por toda a minha vida”. Matrimônio sem Deus não se sustenta, pois ele é a essência e assim edificamos a base sólida da família na rocha, onde os ventos contrários não destruirão.

Rejane Soares
Professora
Integrante das Equipes de Nossa Senhora

Nenhum comentário:

Postar um comentário