Powered By Blogger

terça-feira, 13 de maio de 2014

BOTA OUTRO, PENOSO!

Na rua Visconde de Porto Alegre, no Centro de Manaus, grupos de irmãos disputavam quem "cortava" mais papagaios (pipa) do que o outro: os Cabral, os Pinheiro, os Jatobá, os Simões, os Coelho, os Oliveira,os Braga e muitos outros.

O céu colorido com nossos papagaios era nossa arena. De todos os tamanhos, linha, carretel e cerol. Os papagaios do "Russo", que morava na Joaquim Nabuco, eram os melhores. Mas não significava que não sabíamos fazer os nossos papagaios e cerol. Até ficava melhor quando nós fazíamos os nossos próprios, e até ficava mais divertida a disputa. Porque sabíamos do trabalho e o tempo dispensado na confecção artesanal das nossas "armas voadoras".  Eita correria quando "quedava" um papagaio, os moleques corriam atrás com varas e "boles" para capturá-lo e levantá-lo de novo. 

Tempo bom que hoje não tem, pois hoje os moleques estão dentro de suas casas com vídeo e controle remoto nas mãos, jogos eletrônicos que apagam a essência da liberdade infantil, da inocência criativa de ser criança - apesar da brincadeira de papagaio ser de todas as idades. 

Quando cortávamos com cerol a linha de um papagaio do outro grupo gritávamos "Bota outro, penoso!". 

Que bom seria se eu pudesse agora gritar e ver acontecer outra vez o sorriso que se perdeu no tempo...

João Soares Pinheiro Neto
Professor e filósofo.

2 comentários:

  1. Relato muito legal esse seu,que parte da Joaquim Nabuco morou esee Russo,sempre ouvir falar dele quando pequeno,até hoje não sei,e continuo a brincar

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver esses comentários eu hoje tenho 35 anos nasci me criei no bairro do São Jorge na Rua da Cachoeira desde os 8 anos eu já ouvia falar no Russo quando fiquei de maio ainda cheguei a compra os papagaios dele mais era seu pai que fazia seu Flávio,ontem 14/05/2020 fui atrás ver se seu Flávio ainda morava e trabalhava com os papagaios mais top de Manaus infelizmente ninguém soube informa sobre ele...

    ResponderExcluir