Powered By Blogger

sábado, 17 de maio de 2014

Alerta: Gripe suína (H1N1) e os nossos costumes

Nesta semana a Fundação Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM0 anunciou a quarta morte confirmada pelo vírus da gripe suína, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (GRAG) como é registrado nos atestados de óbitos. Assim, face ao registro dessa morte, a Prefeitura de Manaus prorrogou o término da campanha de vacinação para o próximo dia 23 deste mês.

Ontem (16/5) levei meus dois filhos na Unidade Básica de Saúde - UBS, pois havia escutado no rádio que a vacinação estava aberta ao público interessado sem qualquer restrição. No entanto, quando cheguei na UBS a atendente de enfermagem negou-se a aplicar a vacina. Primeiramente disse que só tinha 1 dose (todas já haviam acabado), mas quando pedi para vacinar apenas um dos meus filhos, fui informado que precisaria apresentar um atestado de doente crônico, pois já não estavam mais vacinando quem solicitasse receber vacinação.

Na verdade a UBS estava seguindo o protocolo de vacinar apenas crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e do sistema prisional, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e doentes crônicos (como obesos, diabéticos e pessoas com insuficiência cardíaca).

A manter-se a vacinação ao grupo acima mencionados, a população de modo geral deve tomar alguns cuidados que foram amplamente veiculados após março 2009, quando ainda não existia a vacina, que são:


1) Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitando levar as mãos aos olhos e a boca com a mão suja.
2) Evitar contato íntimo com pessoas que não estejam bem e que tenham febre ou tosse.
3) Manter hábitos saudáveis que melhorem sua resistência física que contribui para aumentar a imunidade, como se alimentar corretamente, fazer atividades físicas regularmente e dormir bem (preferencialmente com oito horas de sono).
4) Se estiver com sintomas de gripe, evite circular em ambientes fechados e públicos, como shopping, cinemas, sala de aula, igreja etc.
5) Mantenha o seu ambiente constantemente arejado (com as janelas abertas)
6) Para os que são católicos, se estiver gripado, evite receber a comunhão diretamente na boca, pois o ato de respirar sobre a mão do padre (ou ministro da Eucaristia), pode ser vetor de transmissão da gripe para outros. O mesmo corresponde ao abraço da paz. 


7) Em caso de sentir febre alta associado à tosse, dores musculares e nas articulações (“juntas”), dor de cabeça, prostração (sem forças), coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarreia, deve imediatamente procurar auxílio médico, pois se for gripe suína deve iniciar o quanto antes tomar Tamiflu (Fosfato de oseltamivi), preferencialmente 48h a partir dos sintomas relatados.


Precisamos ter cuidado, pois o amor ao próximo pode ser demonstrado por esses pequenos gestos que preservam a saúde coletiva.

João Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário