segunda-feira, 3 de março de 2014
Desagravo à Comunidade Católica de São Marcos
NOTA DE DESAGRAVO À COMUNIDADE CATÓLICA DO CONJUNTO SANTOS DUMONT
No dia 25/2, a Igreja de São Marcos foi atuada pela SEMMAS - Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, acusada de produzir barulho que incomode a vizinhança.
No dia 22/2 (sábado), diversos jovens da Paróquia de Santo Afonso, reunidos na Igreja de São Marcos, localizado no Conjunto Santos Dumont, promoveram um viradão de orações e louvores, em um clima alegre e aberto a participação de qualquer um que desejasse participar.
Antes de ser um evento religioso, tratava-se de um momento de congraçamento comunitário que celebrava a PAZ, iniciado com uma novena no interior da Igreja. Com término programado para às 23h, tendo como atração final uma banda jovem de músicas religiosas chamada Arcanjos do Senhor.
A Amipaz recebeu com estranheza esta autuação da SEMMAS, considerando que a Igreja de São Marcos celebra seus ofícios religiosos há mais de 30 anos em nosso conjunto e jamais foi admoestada pelo barulho que é produzido para a comunidade. O evento da banda jovem católica aconteceu no pátio externo da igreja, assim como já foram tantos outros eventos realizados, como festas juninas, confraternizações alegres e com presença de som. Jamais houve qualquer reclamação dos moradores desfavorável a atividade da igreja.
A denúncia toda é muita estranha e extemporânea a presença da Igreja de São Marcos no Conjunto Santos Dumont, que nos leva a pensar que a denúncia tem cunho político e de preconceito religioso de um determinado indivíduo, pois afinal conhecemos os nossos vizinhos e todos, mesmo os não católicos, tem profundo respeito pelas atividades da igreja. Todos sabem que bastaria dirigir-se a qualquer uma liderança da igreja para que o som fosse abaixado.
Não é de hoje que as atividades da Igreja Católica aqui em nosso conjunto sofre perseguição de um determinado indivíduo, que utiliza sua página na internet para proferir impropérios contra as atividades da igreja. Recordamos que um arraial no campo de futebol do conjunto, promovido pela comunidade católica da redenção que visava arrecadar fundos para reformas de sua igreja, foi duramente criticada na internet por esse indivíduo alegando produção de barulho excessivo. Vale salientar que esse cidadão mora distante da eventual produção de ruído, não sendo plausível alegar desconforto pessoal com o ruído.
Outro ponto que nos chama atenção para essa denúncia oportunista e de cunho político, deve-se ao fato que na ocasião do evento jovem aqui no conjunto, o mesmo foi prestigiado pelo deputado estadual Chico Preto, que tem amizade por alguns jovens da comunidade. Assim, bastou somente unir os pontos para descobrir indícios do DNA do autor desta denúncia. Quem já ligou para o serviço da SEMMAS sabe como é difícil ser prontamente atendido em uma reclamação com tamanha celeridade como foi essa prestada no final do mês passado.
É inegável que existe representações de políticos aqui no Conjunto Santos Dumont que buscam mostrar para os seus patrões que há um curral eleitoral dominado em nossas doze ruas. Ledo engano, pois os moradores do conjunto já perceberam que a melhor política a seguir é justamente a busca da independência, pois ela permite agir sempre em favor das demandas da comunidade e não a partir da conveniência de políticos. Acreditamos que "a ficha também caiu" para esse indivíduo, que agora volta suas fichas para agradar o público do entorno do Conjunto Santos Dumont, mesmo que isto represente ir contra o que deseja a coletividade dos moradores do Santos Dumont.
Porém, não são todos os que tem ligações com políticos que agem dessa maneira mesquinha e traiçoeira, pois entendem que o voto não se compra, mas se conquista com trabalho e participação comunitária. Temos amigos aqui do conjunto ligados a partidos políticos e que buscam ajudar a comunidade em suas demandas e não colocam sua proximidade com políticos como moeda de barganha ou agem na surdina para prejudicar a comunidade a partir de seus próprios interesses.
Deixamos aqui nosso desagravo em favor da Igreja de São Marcos e de toda sua liderança, bem como a Paróquia de Santo Afonso. Não será a perseguição religiosa, tão pouco a perseguição política que fará que a fé deste povo fique esmorecida.
AMIPAZ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário