Powered By Blogger

domingo, 14 de outubro de 2012

Homenagem a Maria de Nazaré

Dom Luiz

A semana foi marcada pelo Dia da Criança e pela festa de Nossa Senhora de Aparecida, que ocorreram no dia 12 de outubro, sexta-feira. A cidade de Aparecida recebeu em sua Basílica mais de trezentos mil peregrinos que demonstraram seu amor à Padroeira do Brasil. Aqui em Manaus, a festa em honra da Mãe de Jesus e nossa, pôs na ruas do Bairro da Aparecida impressionante número de devotos. Hoje, segundo domingo de outubro, Belém atrai maus de um milhão de fiéis em um demonstração de religiosidade em honra de Nossa Senhora de Nazaré.

Em nossa cidade, ontem à noite e hoje pela manhã, amazonenses, paraenses e gente oriunda de outras partes do Brasil demonstram o mesmo amor pela Padroeira da Amazônia. Por que tanta festa?
Cortejo realizado ontem à noite (13/12) na Praça 14

Cortejo realizado ontem à noite (13/12) na Praça 14

A devoção a Maria, mãe de Jesus, encanta porque chama a atenção para a belíssima presença de seu filho. Por ser Deus e homem, isto é, Deus feito homem para libertar-nos do mal e salvar-nos, Jesus se apresenta como um mistério de fé. Ele é totalmente Deus e totalmente homem. Aí está a causa de não o podermos compreender.

Na história da igreja sempre houve pessoas ou grupos que insistiram no lado divino do Senhor, enquanto outros o faziam em seu lado humano. Apareceram discussões curiosas, quais cito algumas.

  • Quem morreu na cruz não teria sido um sósia de Jesus?

  • Jesus fazia suas necessidades fisiológicas como nós, ou teria um fogo nos intestinos que queimaria os restos de alimentos?

  • Ele seria um homem perfeitíssimo e, por isso mesmo, chamado filho de Deus, ou seria Deus mesmo?

Foram brigas enormes que envolveram política e perseguições, João (1 Jo 4, 2-3) alerta contra os que reduzem a humanidade de Jesus a mera aparência: “Nisto reconheceis o espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus veio na carne é de Deus; todo o espírito que não confessa Jesus não é de Deus; é este o espírito do anticristo”. Se Jesus é o filho de Deus, é também filho de Maria, a jovem de Nazaré que teve a coragem de aceitar a missão a ela proposta pelo anjo Gabriel.

Tem razão o povo de amá-la e proclamá-la a mais abençoada entre todas as mulheres da terra!

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário