Powered By Blogger

domingo, 22 de julho de 2012

A busca de valores válidos


Existe na Bíblia uma história que é realmente fascinante. É o chamado ciclo de Elias (1 Rs 17-2 Rs 2). São páginas de enorme atualidade. Elias foi um homem enviado por Deus para enfrentar as mazelas de um rei que se afastara e tentava afastar o povo dos caminhos traçados nos livros da Lei. Era rei Acab que se casara com Jezabel, uma princesa fenícia e adoradora de um deus chamado Baal. Por influência da rainha, o rei incentivou o culta àquela divindade fenícia e cometeu vários crimes. Um deles foi o assassinato de Nabot, que se recusara a vender a sua vinha ao monarca.

Elias sentiu-se sozinho e pequeno para reconduzir os transviados, mas teve coragem. Jogou na cara do rei as maldades cometidas e prenunciou o final daquela série de loucuras. O Monte Carmelo foi o lugar de referência de sua vida e da resistência ao regime autoritário. O Monte Horeb, onde se refugiou quando perseguido, foi o lugar onde Deus se revelou não como o Deus do barulho, mas do silêncio e da paz. De Elias escreveu Ben Sirac: "o profeta Elias surgiu como fogo, e sua palavra queimava como fogo". (Eclo 48,1). Diz o texto bíblico que ele foi arrebatado ao céu em um carro de fogo. Acreditava-se que ele voltaria antes da chegada do Messias.

Vivemos tempos marcados pela maravilha de avanços científicos e técnicos extraordinários. Nunca se conseguiu tão intimamente os segredos da natureza e viver com tanto bem estar. A cada dia somos surpreendidos por novidades e incentivados a comprar objetos de sonhos. Entretanto, vivemos em uma sociedade contraditória. O progresso trouxe felicidades e trouxe desgraças. Os momentos em que estamos revestem-se de muita confusão.

As relações humanas paracem vasilhas de água turva. Observa-se isso especialmente na aceitação de valores éticos e morais: - O que é certo e o que é errado? Falta até a pessoas de boa fé, ou de bom senso, descobrir quais valores são eternos e quais podem desaparecer. Essa confusão trouxe, traz e trará problemas para a coexistência pacífica dentro da sociedade.

A atitude de quem tem ideias esclarecidas levará a agir como Elias na defesa dos valores eternos e só dos valores eternos.

D. Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário