Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A “PARTÍCULA DE DEUS” e o CORINTHIANS

Ontem, 4 de julho de 2012, o Corinthians ganhou pela primeira vez a Copa Libertadores de América, e também foi anunciado pelos cientistas do CERN que, ao fim de 50 anos de investigação, se descobriu uma partícula nova que pode ser o bóson de Higgs, popularmente conhecida como “partícula de Deus”.
 
Esta partícula seria a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares, ou seja, a origem de toda a matéria que compõe o Universo. Mas o que tem a ver a conquista do Corinthians com a “partícula de Deus”? Nada muito a ver. Até porque o Corinthians esperou 101 anos para ganhar este título, o dobro das pesquisas feitas para se chegar à partícula.
Por um lado, as coisas da Física; por outro, as coisas do futebol; dois temas que me apaixonam. Se pelo lado da Física impressiona a persistência dos cientistas em encontrar a tal partícula; impressiona-me, de igual maneira, os “Locos” pela conquista da Libertadores.
 

Infográfico Bóson de Higgs (Foto: Arte/G1)
Fonte: http://www.g1.globo.com
No dia 1º de setembro de 1910 um grupo de cinco operários do bairro paulistano do Bom Retiro, sob a luz de um lampião, às oito e meia da noite, decidiram criar um novo time de futebol, e vinte pessoas que contribuíram com 20 mil Réis, também foram considerados sócio-fundadores. Operários têm o poder da criação, fruto do trabalho. Assim imagino Deus no momento da criação do Universo: De posse da sua “partícula” montando o Universo. Como um operário da construção civil sentando tijolos no tempo e no espaço de si mesmo.
 

Partícula, tempo e espaço, são a matéria prima que emana de Deus, são partes integrantes de um todo dinâmico e dialético, como deve ser o logos de Deus. Mas não quero aqui transformar meu discurso em tema teológico, mas filosófico, ou melhor, uma reflexão FILOSOFÍSICA sobre o desdobro da realidade. É por isso que creio que concomitante as preocupações com a busca do bóson de Higgs ou “partícula de Deus", deve-se buscar o “logos” de Deus, a razão ou as razões de Deus na própria essência e natureza do Cosmos. 

Buscando à Deus, tudo ficará mais claro, na física, na filosofia e na vida de todos. Mas, devo deixar bem claro que Deus não tem nada de ético, desejo, vontade ou quaisquer outros padrões sentimentais e culturais humanos, Deus não torce por nenhum time. Mas cuidado, o diabo está dentro das igrejas, transformando a máxima humana de “amar uns aos outros” em palavras vazias e carente de significados.
 

Parabéns aos Corinthianos.

João Soares Pinheiro Neto
Filósofo e professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário