Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dezembro - Mês de eleição para Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont.

VOCÊ SABIA?


  • A cada dois anos a eleição deve acontecer (Art. 28), mas até o momento a atual diretoria não convocou novas eleições.
  • Somente moradores proprietários dos imóveis podem concorrer aos cargos de diretoria da associação, conforme Art. 10, parágrafo único.
  • Podem votar somente moradores proprietários do imóvel, conforme Art. 10, parágrafo único.
  • Que não pode ser reeleito quem já cumpriu quatro anos ininterruptos a frente da diretoria (Art. 28).


Essas são as regras que estão definidas em nosso estatuto

Cara(o) amiga(o) moradora(or),

Estamos convidando você a entrar nesta discussão, pois esse silêncio quanto a eleição talvez resida no fato que membros da atual diretoria que já estejam cumprindo um segundo mandato, seja qual for sua posição, não podem ser reeleitos para um terceiro biênio. Lógico, que o estatuto democrático do Conjunto Santos Dumont prevê um mandato máximo de quatro anos para qualquer membro da diretoria.
Não somente isto, o estuto prevê a renovação da metade dos membros da diretoria, ou seja, mesmo que esteja em um primeiro mandato, somente 50% dos membros pode candidatar-se novamente.


ATENÇÃO: O estatuto não permite a perpetuação  de diretorias!

Mas, a eleição deveria ser convocada em dezembro?

Na verdade, esta convocação já deveria ter ocorrido em novembro, conforme determina a praxe, com a publicação do edital convocando a formação e apresentação das chapas que irão concorrer ao pleito. No entanto, nada até o momento ocorreu, o que nos leva a incitar e promover a abertura do pleito.

O que podemos fazer?

Os moradores podem convocar uma assembleia geral extraordinária para decidir a eleição, conforme Art. 21 do Estatuto da Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont. Ou seja, caso a atual diretoria não se manifeste até o dia 10 de dezembro 2014, nós moradores iremos convocar uma assembleia extraordinária para organizar as eleições.

Uma diretoria deve incentivar a democracia.

A Diretoria da Associação de Moradores deve agir sempre de forma democrática, a partir do encontro das ideias de todos. As reivindicações e conquistas (ou derrotas) não podem ser propriedades de algumas lideranças.  

Uma Associação de Moradores não deve ficar só na reivindicação e no protesto. Hoje, para ter sucesso na luta por melhores condições de vida da comunidade precisa elaborar propostas e apresentar projetos ao poder público.

RESPONDA RÁPIDO:

Quantas reuniões ordinárias foram convocadas pela atual diretoria para ouvir as reivindicações do moradores, ou para prestar contas do que vem realizando?

Qual o papel de uma associação de moradores?

Alguns pensam que o papel da Associação de Moradores é só reivindicar do poder público as melhorias para a comunidade. Outros acham que ela é uma espécie de clubinho, que cuida de organizar o lazer para uns poucos cidadãos. 
Existem ainda os que entendem a associação como sendo um comitê eleitoral, ou curral eleitoral. Ou seja, a diretoria pede aos vereadores ou secretários da prefeitura algumas melhorias e, os “favores” recebidos, são pagos na próxima eleição por meio da campanha em favor do “benfeitor” ou dos candidatos indicados por ele.

RESPONDA RÁPIDO:

Como se comporta a atual diretoria no cumprimento desse papel tão importante para o interesse dos moradores do Conjunto Santos Dumont?


Qual a função de uma associação de moradores?

Uma das funções principais da Associação de Moradores é promover o esclarecimento, a informação e a formação da comunidade para que ela reivindique, e muito bem, os seus direitos. É muito importante que a Diretoria divulgue todas as informações que ela possuir. Deve também promover reuniões, debates, palestras, cursos ou outras atividades de formação abertas à participação da população local.

Você identifica esta função nos quatro anos dessa diretoria? 

O processo democrático deve ocorrer e somente por meio da ratificação, ou mudança completa da diretoria que essas perguntas serão respondidas.

Eleições já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário