Powered By Blogger

domingo, 6 de janeiro de 2013

Os reis magos a caminho de Belém


Nos primeiros tempos de suas existências, as comunidades cristãs falavam a língua grega e por isso usavam, não a Bíblia hebraica, mas a grega e os escritos do Novo Testamento foram redigidos naquele idioma. O latim e as demais línguas apareceram só alguns anos depois em nossas celebrações. Aí se explica porque ainda hoje a Igreja conserva palavras gregas. Um exemplo temos na festa de hoje, conhecida como dos Reis Magos, mas cujo nome exato é Epifania do Senhor.

Epifania significa manifestação divina e é a festa em que lembramos três momentos em que Jesus se revelou como o Filho de Deus e Salvador.  O primeiro momento é a visita dos magos ao Menino de Belém  (Mt 2, 1-12). Os magos, que não eram reis, nem feiticeiros, nem mágicos, mas sábios orientais, viram uma estrela no céu e sentiram um chamado a se nortearem por ela, porque encontrariam o rei dos judeus que acabara de nascer. Seguiram o astro que desapareceu ao chegarem em Jerusalém. Perguntaram pelo lugar onde poderiam achar a criança, mas ninguém, nem o rei Herodes, nem o povo, sabia do acontecimento. Foi aquela perturbação na cidade e no palácio real! Consultada as Sagradas Escrituras, os visitantes rumaram para Belém e a estrela reaparecida os levou ao encontro do Menino Jesus com sua mãe.  Após prestarem suas homenagens, regressaram a suas terras por estradas indicadas por anjos.

O estudo da natureza e a leitura da Bíblia ajudaram os magos a chegar à casa onde se encontrava a criança, mas a presença da salvação em Jesus só aconteceu-lhes quando eles “entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe, ajoelharam-se diante Dele e o adoraram”. Jesus é a presença de Deus que veio salvar a todos os povos, raças e pessoas, sem discriminação.

Os outros dois momentos da festa da Epifania são o Batismo de Jesus realizado por João e a transformação da água em vinho, nas bodas de Caná. Dois fatos da vida do Mestre que revelaram a  João Batista e aos discípulos quem era o Homem de Nazaré, que começava a anunciar um Reino em que a lei é o amor e Deus está mais próximo de nós do que podemos imaginar.

Como nossa sociedade precisa vê-lo assim!

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário