Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Quaresma e campanha da fraternidade

Iniciaremos no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, nossa caminhada quaresmal rumo à Páscoa. É um dos tempos mais preciosos que a igreja nos oferece para a conversão pessoal, familiar e comunitária. As palavras pronunciadas por Jesus no início de seus três anos de pregação (“Arrependei-vos e crede no Evangelho”- Mc 1,14) serão repetidas na cerimônia de cinzas e deverão ecoar forte e continuamente pelos dias que precedem a Semana Santa.

Precisaremos celebrar a Páscoa com o coração e a mentalidade de Jesus, para isso exige-se retorno integral a Deus com o afastamento de tudo o que desvia a pessoa, a família e a comunidade dos caminhos da salvação. O documento escrito pelos bispos latino-americanos em Aparecida insiste na conversão pastoral das dioceses, paróquias e comunidades, bem como de cada um de nós, sejamos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas. Mas a conversão pastoral exige antes de tudo a conversão individual. Nada se muda, se não se muda a pessoa. Os comunistas tentaram transformar a sociedade e não conseguiram porque se esqueceram disso.

A fé compreendida como aceitação de Jesus na própria existência e, como consequência, transformação no Cristo (“já não sou eu que vive, mas é Cristo que vive em mim”) faz deixar de lado qualquer tipo de vida errada para abraçar outro tipo de vida marcado pela união com Deus. Se quisermos ser cristãos entusiastas de nossa fé, convertamo-nos de coração e mente.

No mesmo dia do início da Quaresma, abriremos a Campanha da Fraternidade, que nos ajuda a buscar caminhos de conversão nos relacionamentos familiares, comunitários e sociais. Neste ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema baseado em Isaías 6,8 é: “Eis-me aqui, envia-me”. O secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Steiner, escreveu: “A igreja no Brasil, ao repropor juventude como tema as Campanhas da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, representando-lhes o Evangelho como sentido de vida. Que eles se deixem encontrar por Jesus, caminho, verdade e vida”.

E que assim seja!

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário