Powered By Blogger

domingo, 3 de junho de 2012

Nada legitima a violência


O século XX, terminado há mais de 11 anos, foi marcado por mortes, perseguições sangrentas, por duas guerras mundiais, por muitos outros conflitos, pelo holocausto dos judeus, pelas bombas atômicas de Nagasahi e Hieroshima. Nunca se matou tanta gente em toda a história humana.

É bom lembrar que esses massacres foram feitos por sistemas que claramente negavam a existência de Deus. Vamos dar nome aos bois: um foi o nazismo e o outro o comunismo. Nesta primeira década do século XXI assistimos novas mantanças, agora organizadas por pessoas ou grupos que se declaram fervosamente religiosos e tementes a Deus. Com fé extrema alguns se amarram com bombas e explodem-se no meio de multidões. O que ficou dito mostra que assassinatos e violência provém tanto do materialismo ateu quanto da fé em Deus. Aos que acreditam resta perguntar em que Deus creem.

Recentemente li um artigo em que se afirmava ser Deus uma hipótese descartável. O autor queria dizer que acreditamos em Deus para explicar fatos cujas causas naturais desconhecemos. Com o progresso da ciência, dizia ele, descobrimos que dentro deste mundo estão as respostas e não há necessidade de as buscarmos no além. De posse das explicações naturais, para que nos serve Deus? A resposta depende de que Deus é nosso Deus. Se Ele é mera explicação para fenômenos naturais e psiquicos, estamos diante de uma explicação descartável que poderá ser jogada fora quando as ciências nos revelarem as causas naturais. Entretanto, se Ele é o Deus vivo e verdadeiro revelado por Jesus Cristo, descobrimos alguém real que responde a nossos anseios mais profundos.

Neste domingo, celebramos a festa da Santíssima Trindade que mostra o rosto de Deus. Incapazes de alcança-lo com nossas forças, Ele se revelou nas Escrituras Sagradas, especialmente em Jesus. São João nos diz em poucas palavras quem é realmente Deus: “Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor” (1Jo 4,8). O ódio separa e divide; o amor une e funde. O amor sem limites funde as três pessoas divinas em um só Deus.

O caminho da felicidade entre nós está em ser semelhante a Ele em nossas relações sociais e familiares.

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário