Powered By Blogger

sábado, 12 de novembro de 2011

Reunião para debater a segurança no Conjunto Santos Dumont


Nessa última quinta-feira (10/11), foi realizada aqui no Conjunto Santos Dumont reunião com presença de moradores e autoridades parlamentares e da segurança do Estado do Amazonas.

Estiveram presentes, além do deputado Marcelo Ramos, que convocou as autoridades conforme Ofícios publicados aqui, o deputado Josué Neto e o filho do deputado Adjuto Afonso, Senhor Diego Afonso, que além de representar seu pai é proprietário do Posto Equatorial localizado na entrada da Conjunto Hiléia. Registramos ainda a presença do Senhor Raimundo Nonato Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Paz, que foi convidado pela Amipaz, pois entendemos que não se pode discutir segurança sem envolver nossos vizinhos, mesmo porque o Conjunto Santos Dumont está dentro do que hoje é considerado o Bairro da Paz. Enviamos também convite para o Presidente da Associação dos Moradores do Hiléia, mas não sabemos se a confusão desnecessária criada quanto ao local da reunião tenha atrapalhado aqueles que receberam com antecedência nosso convite de convocação.

Nessa reunião registramos a presença o Coronel Paulo Roberto Vital, Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Frota, Comandante da CPA Zona Oeste, Dr. Frederico Mendes, Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada (cujo sogro é morador do Conjunto Santos Dumont), Dra. Suely Costa, delegada da Seccional Oeste, Delegado Antonio Maduro (que também é morador do Conjunto Santos Dumont), o Major Disney Brilhante, comandante da 17a. CICOM.

Como cedemos a condução da pauta para que a assessoria do Deputado Josué Neto conduzisse a reunião, e na impossibilidade de apresentarmos os videos feitos com vítimas dos diversos assaltos ocorridos em setembro e outubro, todos publicados aqui neste blog, preparamos um DVD com todas as entrevistas, além de apresentar nossa proposta de localização das câmeras do CIOPS. O tempo que nos foi concedido pela assessoria do deputado Josué Neto foi de três minutos e vinte segundos, mas ainda assim conseguimos demonstrar as autoridades presentes a importância de nosso trabalho, principalmente quando relatamos a necessidade da Policia Civil dar solução aos Boletins de Ocorrência registrados pelos moradores, para que isto em si sirva de motivação para que não se deixe de registrar nas delegacias os roubos e assaltos sofridos.

Alguns assuntos que ensejávamos abordar, como a confirmação para 2012 do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, já prometido para a Escola Estadual Olga Falcone, o fizemos por meio de documento entregue as autoridades presentes. O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

Outros assuntos seriam abordados pela Amipaz, mas respeitando a condução da pauta e o tempo exíguo concedido pela assessoria do Deputado Josué Neto, apesar da manifestação da maioria da comunidade presente para que continuássemos nossa exposição, entregamos o microfone para que os ânimos não se acirracem ainda mais e ignoramos todas as provocações recebidas.

O Jornal Diário do Amazonas, em sua publicação na internet, contou setenta moradores presentes na reunião, fato notado pelo Coronel Paulo Roberto Vital que estranhou que um assunto de tamanha importância tivesse tão poucos comunitários. Realmente, considerando a população geral de nosso conjunto, esperávamos uma maior quantidade de moradores e esta ausência merece um estudo mais profundo para que possamos entender a raiz do problema, apesar que temos algumas pistas para tão grande desinteresse. Acreditamos que a principal delas é o patrulhamento político-partidário.

Não desejamos dizer que não devemos ter e buscar apoio político, mesmo porque o nosso conjunto dá demonstração que tem entre os seus moradores representantes de várias correntes influentes no governo e na oposição. Portanto, o patrulhamento político direcionado efusivamente a uma única força política mais atrapalha do que ajuda o trabalho comunitário, porque desagrega afinal ninguém deve ser obrigado a aceitar ter vinculação de seu trabalho voluntário a uma ou outra bandeira politica. Temos entre nós moradores com elevada força de trabalho e vontade de ajudar, mas que não o fazem para que não sejam confundidos como vinculados a este ou aquele partido, ou este ou aquele político. Talvez isto explique em parte porque membros ativos na comunidade não tenham vindo a reunião.

A Amipaz entende que quanto mais forças políticas puderem participar nos ajudando em nossas reivindicações, melhor será para nossa comunidade, tanto que convidamos também o deputado Luiz Castro para que estivesse presente na reunião, haja vista que o morador e nosso amigo Rômulo Zurra é assessor do deputado. Infelizmente por problemas de agenda o deputado Luiz Castro não pode vir. Também ficamos contentes com a possibilidade do deputado Adjuto Afonso participar das reuniões de segurança, ou seja, é necessário que se abra para que outras forças políticas que tenham sensibilidade as nossas necessidades de segurança possam participar, pois como ouvimos de um amigo: "ninguém que deseje ser líder comunitário pode querer para o seu padrinho político todas demandas da comunidade, pois isto aqui não funciona!". No entanto, melhor seria raciocinar que o Conjunto Santos Dumont não pode ser considerado reduto político, pois isto é menosprezar a independência ideológica dos moradores e uma afronta a nossa inteligência. Métodos de patrulhamento político utilizados em comunidades menos politizadas e esclarecidas não são aceitos entre vários moradores do Conjunto Santos Dumont e é um grave erro continuar insistindo nesta tecla.

Gravamos quase toda a reunião, que pode ser vista clicando no quadro abaixo, portanto está disponível à todos aqueles que não puderam estar presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário