Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mobilidade Urbana: Audiência Pública Hoje (24/11)


Hoje às 15h, conforme cartaz anexo, será realizado audiência pública com a participação de diversos especialistas convidados.

Este assunto muito interessa aos moradores do Conjunto Santos Dumont, no que se refere a estação do monotrilho na entrada do conjunto, cuja eficiência do sistema não foi esclarecida para a população, que pode acarretar em depauperamento, haja vista que:

• A valor que se pretende arrecadar (passagens/faturamento) não paga o investimento e, pelo que parece, também a manutenção, que pode levar ao sucateamento, haja vista que o sistema poderá ficar a depender de subsídio de tarifa, portanto sujeitos a cortes no orçamento a depender da necessidade do Estado, ou da troca de governos, nos quais existe a prática de abandono das obras executadas por administrações anteriores (o caso do Expresso é um exemplo emblemático).
• Se o governo providenciou o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, determinado pelo Estatuto das Cidades, que visa verificar todo o impacto negativo (principalmente) e positivo para a comunidade. Não podemos aceitar que se faça uma obra desta monta sem saibamos que vamos sofrer com isto, em relação ao aumento de transito de pessoas, circulação de ônibus, carros etc. Vejam que a simples obra da passagem de nível defronte o nosso conjunto, pela conversa que tive com vários moradores, é apontada como facilitadora para que marginais utilizem o Conj. Santos Dumont como área preferencial para a prática de assaltos e roubos. Não podemos deixar que isto novamente se repita por aqui.
• Como cidadãos desejamos exigir que soluções de mobilidade urbana sejam realmente apresentadas como solução do problema, não apenas com mais uma obra cujo resultado é primordialmente econômico a favorecer aqueles que recebem o recurso e executam a obra, mas que pouco resulta na
em melhoria da qualidade de vida da população. Ou seja, quem é que realmente sairá ganhando com esta obra? Esta pergunta precisa ser respondida para os manauaras.

Vamos participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário