Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Transporte Público



Hoje (4/5), pelo caminho vinha pensando sobre este assunto e a propósito lembrei-me de ontem, por exemplo, debaixo de chuva estava tentando apanhar a condução e nada, e a hora voava, quando veio o primeiro ônibus lotado sem condições de tomá-lo.

Apostei no ônibus alternativo, mas quando veio foi com bastante demora e ainda por cima quase cheio, não havia lugar para sentar e as pessoas ainda se amontoavam próximas a catraca. No entanto, mesmo assim me propus a entrar (e tome chuva) e as pessoas não entravam. Então, para eu não me molhar ainda mais preferi recuar, quando em ato contínuo o motorista fechou a porta e pôs o ônibus em movimento. Eu corri acompanhado o andar do ônibus, batendo na porta e implorando pra ele abrir, depois até ri dessa cena ridícula. Consegui entrar empurrando e tentando passar pelas pessoas, e a viagem foi lenta nesse dia. Se você quiser chegar na paz em casa ou no trabalho, comece rezando para não chover, pois se caso isto ocorrer a cidade vira um caos.

O Sistema de Transporte coletivo está em decadência, os ônibus são todos sucateados, os motoristas são incapacitados para conduzir pessoas. Trabalham descontentes, passando muitas vezes da parada de ônibus. Há uma pressa muito grande por parte deles para deixar e apanhar passageiro. Os coletivos são sujos e o estofamento das cadeiras está todo de fora, porque o pano rasga, a chuva molha o assento e o passageiro para não ir em pé muitas vezes senta e não observa que o lugar está molhado. Você sai limpa de casa e chega ao seu destino toda suja e descabelada, agora imagine quando chegar o verão.

Outro problema enfrentado é o engarrafamento das principais vias da cidade, pois só se pode achar que vai chegar em casa dentro de alguns minutos quando ocorrer o período de férias das diversas faculdades. Infelizmente os dias letivos contribuem para agravar todo esse transtorno no trânsito.

São tantas coisas erradas, e eu não vejo nossas autoridades minimizarem o problema, sendo assim fica difícil acreditar que algum dia Manaus poderá se igualar a alguma cidade modelo, em matéria de limpeza pública, transporte, saúde, segurança, educação etc.

Altamira Paes Mendes
Administradora e moradora do Conjunto Santos Dumont

Nenhum comentário:

Postar um comentário