Powered By Blogger

sábado, 8 de agosto de 2015

O pai todo poderoso

Um dia desses, que não sabemos quando, um velho sábio encontrou uma criança com quem brincou alegremente. Assim, entre brincadeiras e outras, resolveu fazer aquela pergunta clássica que invariavelmente já ouvimos na infância e que somente tomamos conhecimento do que respondemos por intermédio de outros.

O sábio perguntou: - O que você vai ser quando crescer?

A criança respondeu: Quero ser pai!

Aquela resposta surpreendeu até quem por mérito deveria estar acostumado com todas as variedades dos resultados das indagações. E com a curiosidade que o fez sábio quis saber: - Por que meu menino você quando crescer gostaria de ser pai?

O menino respondeu: - Porque papai faz tudo o que ele quer.

O sábio coçou a longa barba e resolveu tomar satisfação e perguntou: - Como assim, o que ele faz de tão importante que é motivo de você querer ser igual a ele?

- Papai é quem decide quando iremos sair para passear e brincar. Papai é quem chama para voltar para casa, mesmo que a brincadeira esteja tão divertida. Papai pode tudo o que ele quer!

A etapa da onipotência na vida de um homem é quando ele tem os filhos pequenos. Somente quem já viveu essa fase consegue compreender muito bem o papel importante que possui na vida de suas crianças. É o momento de ser herói, ter o corpo indestrutível, ser o mais forte de todos os homens.

O tempo passa, os filhos crescem, vão chegando à adolescência, e aos poucos vamos perdendo nossa onipotência, pois os filhos começam a nos ver como os seus próprios semelhantes. No entanto, se durante a infância dos teus filhos soubeste dosar todo o teu poder, ainda que hoje carregues uma pedra de Kriptonita no bolso, muito provavelmente serás apenas um herói aposentado.

O tempo passará um pouco mais, tua pele vai enrugar, tua vista começará a te enganar e os poucos cabelos que restarão na tua cabeça estarão totalmente brancos e não serás nem a sombra do homem poderoso que foste para os teus filhos.

Contudo, toda a onipotência que tiveste com os teus filhos quando crianças, se bem dosados com muito amor, todo esse poder terá trazido para ti honra, respeito e dignidade. Ninguém jamais será amado pelo poder que tem, mas pelo quanto se fez importante na história de uma criança.


Feliz dia dos pais.

João Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário