Alunos e professores dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do Uninorte/Laureate, firmaram parceira com a Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório para desenvolvimento de um projeto de geração de renda com forte apelo ambiental.
O projeto consiste em conscientizar sobre o perigo de descartar no meio ambiente o óleo de cozinha usado em frituras diretamente no ralo da cozinha, devido ao grande potencial de contaminação que tem o óleo quanto encontra reservatórios de água potável. Este óleo mal descartado acaba chegando aos rios e até mesmo ao oceano, por meio das tubulações. Segundo dados da Secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo – SABESP, um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água, ou seja: 1 gota tem 0,05 ml (50 vezes mais), segundo a frase, se dividirmos uma gota em 50 partes e jogarmos uma delas em um litro de água, este litro estaria poluído. Ainda segundo relatórios do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, o óleo exposto no solo, antes de atingir os lençóis freáticos, transforma-se em gases nocivos ao meio ambiente e prejudica a camada de ozônio.
Desta forma, a proposta do projeto é que as famílias de três comunidades localizadas no Bairro da Paz (Comunidade de São Marcos - Conjunto Santos Dumont, Comunidade de Nossa Senhora da Paz e Comunidade Nossa Senhora de Nazaré), além de realizar a coleta seletiva do óleo usado, possa transformá-lo em matéria-prima para fabricação de sabão e sabonetes como alternativa de renda e promoção da educação ambiental. A execução deste projeto terá a participação de alunos e professores de Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, em uma união de conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais da micro organização implantada na comunidade. Assim, pretende-se que esse projeto possa contribuir para o desenvolvimento social, econômico e conscientização ambiental naquela e em outras comunidades.
Para participar entregando óleo servido, ou mesmo nas oficinas de produção que serão realizadas nas comunidades, o interessado deverá procurar a Igreja Católica sediada nas respectivas comunidades, nos horários de celebrações, fazer sua inscrição nos seguintes endereços:
Igreja Nossa Senhora da Paz, Rua Boa Esperança - s/n - Bairro da Paz
Igreja de São Marcos Apóstolo, Alameda Santos Dumont - s/n - Conjunto Santos Dumont
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, Travessa Henoch Reis - s/n - Bairro da Paz
Maiores informações também podem ser conseguidas por meio do e-mail: amipaz.manaus@gmail.com, ou mesmo deixando um comentário neste blog.
As inscrições das oficinas de produção vão até o dia 10 de outubro e depois que as turmas estiverem formadas haverá o agendamento dos dias em que ocorrerão o curso.
Participe, pois é totalmente GRATUÍTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário