Powered By Blogger

domingo, 27 de agosto de 2017

Importância de um diagnóstico precoce de câncer


Quero aqui contar uma história principalmente para as mulheres para que com isso vocês possam ficar mais atentas consigo mesmas.

Há alguns meses atrás minha irmã era uma mulher sadia (aparentemente) e em fevereiro deste ano fizemos uma viagem meio às pressas, apesar de não ter sido uma viagem de férias, mas pela primeira vez em muitos anos estávamos reunidas as três irmãs. Fomos até o Pará onde mora minha mãe e resolver assuntos familiares. Mas, enfim foram dias ótimos, apesar de nossas diferenças e brigas, porque apesar de morarmos na mesma cidade sempre fomos um pouco distantes.

Voltamos de viagem e cada uma seguiu sua vida. Só que minha irmã já estava sentindo umas dores, de vez em quando, na região pélvica, inclusive havia comentado com minha mãe que disse: "minha filha tem que ver logo isso para se tratar". Chegando em Manaus as dores começaram ficar mais frequentes e foi então que ela procurou uma ginecologista para fazer preventivo (SUS), no qual o resultado era sem muitas alteração. Passado um mês ela começou a sentir fortes dores no estômago e ia para pronto-socorro e só davam remédio para dor e ela voltava para casa e só foi piorando. Eram exames por cima de exames, um mais caro que o outro, pois ela não tem convênio médico, então tudo ficava mais difícil e demorado. Até que o seu abdômen começou a inchar muito rápido e acumular líquido e em um dos exames deu ascite ( quando uma pessoa é diagnosticada com ascite significa que algum órgão já está comprometido). Foi então que depois de várias passagens pelo hospital 28 de agosto, Instituto da Mulher etc., encaminharam ela para a  Fcecon (hospital oncológico) e diagnosticado câncer do ovário. Esse tipo de câncer não se detecta com um simples exame de rotina ou um preventivo. Ele é um dos câncer mais silencioso que existe com maior taxa de mortalidade, pois geralmente só é detectado em estado avançado quando já atingiu outros órgãos.

Foi uma longa espera de mais um mês para fazer um exame para uma cirurgia exploratória como dizem os médicos, na qual se detectou que já havia comprometimento do abdômen e intestino. Foram tiradas peças para biópsia (outro sofrimento, pois tínhamos que fazer particular, pois senão iríamos esperar meses até o resultado e sem o mesmo não se pode começar a quimioterapia) e ia esquecendo de mencionar que minha irmã estava desempregada e tem quatro filhos. Só tinha a mim de mais próxima que podia ajudar. Graças à Deus!

Neste momento estou feliz, apesar de meus finais de semana a noite serem neste lugar (Fcecon), estou feliz, porque enfim Deus mandou uma médica com bom senso e autorizou o inicio da quimioterapia antes do resultado da biópsia que sairia daqui a 15 dias. Infelizmente só viemos nos aproximar na doença, mas o que mais quero é que ela fique boa, porque vê-la nessa situação parte-me o coração. Cada gemido, cada pedido além do meu alcance, contento-me em amarrar os seus cabelos, trocar suas fraldas e se chamar-me mil vezes durante a noite, nem que seja para molhar um algodão e passar na boca que esta seca, eu estarei aqui  todas as vezes que puder.

Agradeço à algumas pessoas que estão ajudando nem que seja com palavras, aos meus sobrinhos, principalmente a Claudimara, minha sobrinha, que mesmo com todo o sofrimento consegue chegar aqui sorrindo. Hoje ela falou: "se cair seus cabelos nascerão outros mais bonitos ". Agradeço ao José um amigo que jamais será esquecido. Bem, isto foi um desabafo e ao mesmo tempo para conscientizar em relação a saúde e ao amor.

Se você leu até o final, muito obrigada!

Claudia Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário