Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Opinião: O monotrilho e o Conjunto Santos Dumont


Hoje o jornal em Tempo traz a notícia que o Governador Omar Aziz pretende iniciar obras do monotrilho ainda este ano, mas sequer apresentou o EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança, que é previsto no Estatuto das Cidades, lei que garante ao cidadão que obras de grande porte não venham trazer transtornos irreparáveis a população.

Nós moradores do Conjuntos Santos Dumont temos um histórico de degradação e aumento da violência pelas intervenções desastrosas feitas em nosso entorno sem consulta a comunidade e não podemos ficar passíveis esperando para ver como é que fica. Temos que exigir o estudo e que seja apresentado aos moradores de nosso conjunto.

Eles (incluo o senador Eduardo Braga) resolveram fazer a ponte de costas para os problemas que eram óbvios que surgiriam, como falta de infraestrutura para suportar o grande número de visitantes e a degradação ambiental. Eles são craques nisto, fazem a obra, não planejam os impactos e a população é que se vire depois. Hoje o outro lado do rio sofre porque não foram feitas as compensações necessárias para suportar o grande fluxo de gente e o mesmo tem tudo para se repetir na entrada de nosso conjunto.

Precisamos exigir que apresentem aos moradores do Conjunto Santos Dumont quais serão os efeitos colaterais de uma grande estação de trem defronte o nosso conjunto.

Digo, dou minha cara a tapa se fariam a mesma coisa em frente ao Condomínio Efigênio Sales. D.U.V.I.D.O! Se lá até os gorjeios dos pássaros incomodam, imagine uma estação de trem aérea, poluindo o espaço aéreo e com histórico de degradação urbana onde foi instalado.

Não podemos ficar calados! Devemos exigir respeito!

João Lago
Professor, administrador e morador do Conjunto Santos Dumont

Nenhum comentário:

Postar um comentário