Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2011

Olimpíadas de Barcelona 1992: Um legado que é exemplo para o mundo

Nosso amigo Hailton, morador da rua Comandante César Aguiar, enviou-me um vídeo, que foi ao ar no Jornal Nacional, provavelmente com o intuito de instigar uma resposta, pois recentemente escrevi a respeito dos fios de energia elétrica, telefones e TV a cabo estendidos em vias públicas que cumprem o papel de poluir visualmente nossa cidade.

O vídeo em questão, que está publicado logo abaixo, mostra como uma iniciativa levada a cabo para o Vila Olímpica do jogos de Barcelona, mais tarde foi expandida para outros locais da cidade e em breve toda Barcelona será contemplada por essa solução.

O vídeo trata de como a coleta de lixo agora é feita por sucção, eliminando a coleta do lixo naquela cidade, por meio de tubos enterrados que leva o lixo das residências até uma usina de tratamento do lixo. Parece coisa de ficção científica, mas que demonstra que existem soluções ecologicamente viáveis e sustentáveis (financeiramente), porque o que se busca é justamente diminuir o impacto no meio ambiente de uma coleta feita com caminhões, que invariavelmente derramam chorume, que é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Quem já não sentiu ou teve o seu carro com os pneus atacados pelo chorume derramado?

O vídeo fez sentir que estamos na idade da pedra, com os fios expostos, que acabam por amputar as árvores que estão no caminho etc.

Nós da Amipaz estamos elaborando um projeto de lei para ser apresentado a cidade, aproveitando este tempo em que estão aberta as discussões para o Plano Diretor da Cidade. Em breve a minuta desse trabalho será partilhada com todos.

Convido você a participar da coleta de assinaturas que pretendemos fazer para encaminhar este projeto de Lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário