ATA DE REUNIÃO DOS AMIGOS DO BAIRRO DA PAZ - AMIPAZ
Em VINTE E NOVE de MAIO de 2010, às 9h30min. da manhã, no anexo a Igreja de São Marcos, conhecido como “casinha amarela”, localizada à Alameda Santos Dumont s/no, foi realizada a quarta Reunião dos Amigos do Bairro da Paz - AMIPAZ, que foi presidida por Hailton Nascimento, domiciliado à Rua Comandante César Aguiar, que indicou como secretários João Lago, morador da Rua Comandante Rangel e Auxiliadora Barbosa, domiciliada à Rua Comandante Eyner Encarnação, tendo como presentes os moradores convocados do Conjunto Santos Dumont, os quais assinaram a lista de presença (Anexo I).
DA EXPOSIÇÃO INICIAL
A reunião foi iniciada com a saudação aos presentes, feita por João Lago, agradecendo a presença, comunicando que a mudança do local da reunião foi devido a sede da Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont estar fechada e conforme contato feito com o presidente da associação, Sr. Djalma, não havia como abrir, pois o mesmo não tinha a cópia da chave. O Sr. Djalma, na oportunidade, disse que estranhava a associação não ter sido aberta naquela manhã, mas que lamentavelmente não tinha o telefone de contato dos responsáveis do lanche que funciona no local, portanto não tinha como acioná-los para abertura do portão. A partir deste acontecimento, foi feito um breve relato sobre a falta de informação que existe sobre a atuação da Associação de Moradores do Conjunto Santos Dumont, na qual parece não existir meio de comunicação entre os moradores e a entidade, embora todos tenham a percepção que o atual presidente trabalha sozinho, sem apoio de um grupo que possa ajudá-lo. Comentou-se que ser presidente da Associação demanda um fardo de trabalho muito difícil de levar sozinho, pelas cobranças decorrentes das expectativas, nem sempre atendidas de alguns. Foram várias as manifestações e argumentações dos presentes sobre a atuação da Associação, mas foi de consenso geral que a AMIPAZ deve continuar buscando agir com o apoio da Associação e também apoiá-la, haja vista ser essa a entidade que possui a personalidade jurídica para representar os moradores do conjunto, ao qual este grupo pertence. Também se comentou a importância da sede da Associação para os moradores, que não pode fechar as portas para o direito de realizarmos reuniões de interesse geral, inclusive devendo ser esta a prioridade sobre qualquer outra, pois cumpre o papel a qual está destinada, sendo que membros do grupo irão procurar o Presidente da Associação para obter maiores esclarecimentos, incumbidos disto João Lago, Wagner e Hailton. Foi abordado ainda o Projeto Bom de Bola que é desenvolvido pela Associação, que tem grande relevância social, pela finalidade de ocupar crianças e jovens em atividades esportivas, além da maior integração da a comunidade do Bairro da Paz, não importando a classe social. Portanto, o que o grupo se propôs e incluir na pauta de nossas discussões o que pode ser articulado para melhoria do trabalho da Associação que conta com a boa vontade e o empenho de todos os presentes para ajudar. Após esta discussão inicial, Francisca fez a leitura do livro de Êxodo 3, 7-12, que aborda o clamor do povo de Deus que foi conduzido da opressão no Egito até a terra prometida. Hailton tomou a palavra e iniciou um momento de reflexão que as grandes caminhadas são feitas com abnegação e sacrifícios e que devemos buscar sempre o apoio de Deus. O Sr. Doca complementou a reflexão de Hailton dizendo que Deus inspira o caminho, mas que o homem é que deve buscar a solução de seus problemas.
DO INICIO DOS TRABALHOS E DELIBERAÇÕES
Auxiliadora iniciou os trabalhos fazendo uma leitura da última ata passada a qual demandou várias ações e providências que foram encaminhadas na semana que termina. Dentre elas, foi a entrega de ofícios ao IMTT – Instituto Municipal de Transito, solicitando melhoria nas placas de sinalização das ruas do conjunto, bem como reforma das paradas de ônibus que se encontram em situação precária, com a falta de cobertura e iluminação. Também foi encaminhado um ofício ao Secretaria Estadual de Infraestrutura solicitando a troca das lâmpadas dos postes por outras que ofereçam melhor iluminação. Também foi relatado que a comissão formada por moradores e o Presidente da Associação, foram até o Ministério Público Estadual e entregaram ao promotor de Justiça do Controle Externo e da Atividade Policial, um abaixo-assinado contendo 262 (duzentos e sessenta e duas) assinaturas e 8 (oito) boletins de ocorrência de sinistros ocorridos no bairro. A partir de instaurado este procedimento no Ministério Público, caberá o acompanhamento deste grupo do andamento das ações que serão oficiadas a Secretaria de Segurança Pública sobre a atuação pontual da polícia nesses casos. O grupo deliberou por unanimidade que se solicite uma audiência com o Secretário de Segurança Pública para tratar de todas as demandas deste grupo, ficando Wagner de contatar o Presidente da Associação para assinatura da correspondência que vai requerer marcar data e hora para tal, na qual ambos irão protocolá-la. Após confirmada audiência, ficou determinado que uma comissão de moradores inclusos neste grupo, acompanhará o Presidente para expor ao Secretário nossa disposição em participar das discussões de propostas em políticas públicas que visem segurança, além de apresentar-lhe nossas reivindicações já amplamente discutidas em reuniões deste grupo e presente nas demais atas. Foi deliberado a formação de comissões que possam acelerar a implementação de ações do grupo, sendo acordado: 1ª) Comissão para contatar outras associações de moradores que também sofrem com a falta de segurança, de forma a buscar uma articulação conjunta de ações, sendo o Sr. Mário indicado como coordenador desta comissão; 2ª) Comissão para verificar os caminhos necessários para a instalação de câmeras de monitoramento em nosso conjunto, sendo os Srs. Wilson, Deocleciano e Manuel encarregados em obter essas informações. Em seguida, Auxiliadora solicitou que todos os presentes votassem a ideia deste grupo interagir com um vereador, como foi proposta de um morador, não presente a esta reunião, sendo consenso de todos que não é necessária a presença de qualquer político em nossas reuniões, pelo menos sem que tenhamos uma proposta definida de interesses deste grupo, que no momento não há.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pediu a palavra Hailton que solicitou que as comissões instituídas pudessem na próxima reunião, marcada para o dia cinco de junho de 2010, às 9h, na sede da Associação dos Moradores, que já tivessem um retorno das demandas propostas nesta reunião, havendo a aquiescência dos membros das comissões. Por ultimo, foi franqueada a palavra a todos os presentes sem que houvesse qualquer manifestação e não havendo nada mais a deliberar e discutir, o presidente encerrou esta reunião, que foi lavrada na presente ata, que foi lida um breve resumo, mas que após concluída na integridade, será encaminhada por correio eletrônico (e-mail) para que os presentes a leiam e tomem conhecimento do conteúdo assim descrito.
Manaus, 29 de Maio de 2010.
________________________________
Hamilton Nascimento
Presidente
_________________________________
Auxiliadora Barbosa
Secretária
_________________________________
João Lago
Secretário
(Nome e assinatura dos demais segue na lista de presença)
Nenhum comentário:
Postar um comentário