Powered By Blogger

sábado, 5 de junho de 2010

Amipaz e Associação dos Moradores solicitam audiência com o Secretário de Segurança Pública


No dia 1 de junho, a Amipaz e a Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont, juntas protocolaram solicitação de audiência com Geraldo Scarpellini, na qual se pretende tratar do tema segurança e debater a criação de um Conselho de Segurança com a participação da Amipaz e da Associação de moradores. Confira!

Ata da 4a. Reunião da Amipaz

ATA DE REUNIÃO DOS AMIGOS DO BAIRRO DA PAZ - AMIPAZ

Em VINTE E NOVE de MAIO de 2010, às 9h30min. da manhã, no anexo a Igreja de São Marcos, conhecido como “casinha amarela”, localizada à Alameda Santos Dumont s/no, foi realizada a quarta Reunião dos Amigos do Bairro da Paz - AMIPAZ, que foi presidida por Hailton Nascimento, domiciliado à Rua Comandante César Aguiar, que indicou como secretários João Lago, morador da Rua Comandante Rangel e Auxiliadora Barbosa, domiciliada à Rua Comandante Eyner Encarnação, tendo como presentes os moradores convocados do Conjunto Santos Dumont, os quais assinaram a lista de presença (Anexo I).

DA EXPOSIÇÃO INICIAL

A reunião foi iniciada com a saudação aos presentes, feita por João Lago, agradecendo a presença, comunicando que a mudança do local da reunião foi devido a sede da Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont estar fechada e conforme contato feito com o presidente da associação, Sr. Djalma, não havia como abrir, pois o mesmo não tinha a cópia da chave. O Sr. Djalma, na oportunidade, disse que estranhava a associação não ter sido aberta naquela manhã, mas que lamentavelmente não tinha o telefone de contato dos responsáveis do lanche que funciona no local, portanto não tinha como acioná-los para abertura do portão. A partir deste acontecimento, foi feito um breve relato sobre a falta de informação que existe sobre a atuação da Associação de Moradores do Conjunto Santos Dumont, na qual parece não existir meio de comunicação entre os moradores e a entidade, embora todos tenham a percepção que o atual presidente trabalha sozinho, sem apoio de um grupo que possa ajudá-lo. Comentou-se que ser presidente da Associação demanda um fardo de trabalho muito difícil de levar sozinho, pelas cobranças decorrentes das expectativas, nem sempre atendidas de alguns. Foram várias as manifestações e argumentações dos presentes sobre a atuação da Associação, mas foi de consenso geral que a AMIPAZ deve continuar buscando agir com o apoio da Associação e também apoiá-la, haja vista ser essa a entidade que possui a personalidade jurídica para representar os moradores do conjunto, ao qual este grupo pertence. Também se comentou a importância da sede da Associação para os moradores, que não pode fechar as portas para o direito de realizarmos reuniões de interesse geral, inclusive devendo ser esta a prioridade sobre qualquer outra, pois cumpre o papel a qual está destinada, sendo que membros do grupo irão procurar o Presidente da Associação para obter maiores esclarecimentos, incumbidos disto João Lago, Wagner e Hailton. Foi abordado ainda o Projeto Bom de Bola que é desenvolvido pela Associação, que tem grande relevância social, pela finalidade de ocupar crianças e jovens em atividades esportivas, além da maior integração da a comunidade do Bairro da Paz, não importando a classe social. Portanto, o que o grupo se propôs e incluir na pauta de nossas discussões o que pode ser articulado para melhoria do trabalho da Associação que conta com a boa vontade e o empenho de todos os presentes para ajudar. Após esta discussão inicial, Francisca fez a leitura do livro de Êxodo 3, 7-12, que aborda o clamor do povo de Deus que foi conduzido da opressão no Egito até a terra prometida. Hailton tomou a palavra e iniciou um momento de reflexão que as grandes caminhadas são feitas com abnegação e sacrifícios e que devemos buscar sempre o apoio de Deus. O Sr. Doca complementou a reflexão de Hailton dizendo que Deus inspira o caminho, mas que o homem é que deve buscar a solução de seus problemas.

DO INICIO DOS TRABALHOS E DELIBERAÇÕES

Auxiliadora iniciou os trabalhos fazendo uma leitura da última ata passada a qual demandou várias ações e providências que foram encaminhadas na semana que termina. Dentre elas, foi a entrega de ofícios ao IMTT – Instituto Municipal de Transito, solicitando melhoria nas placas de sinalização das ruas do conjunto, bem como reforma das paradas de ônibus que se encontram em situação precária, com a falta de cobertura e iluminação. Também foi encaminhado um ofício ao Secretaria Estadual de Infraestrutura solicitando a troca das lâmpadas dos postes por outras que ofereçam melhor iluminação. Também foi relatado que a comissão formada por moradores e o Presidente da Associação, foram até o Ministério Público Estadual e entregaram ao promotor de Justiça do Controle Externo e da Atividade Policial, um abaixo-assinado contendo 262 (duzentos e sessenta e duas) assinaturas e 8 (oito) boletins de ocorrência de sinistros ocorridos no bairro. A partir de instaurado este procedimento no Ministério Público, caberá o acompanhamento deste grupo do andamento das ações que serão oficiadas a Secretaria de Segurança Pública sobre a atuação pontual da polícia nesses casos. O grupo deliberou por unanimidade que se solicite uma audiência com o Secretário de Segurança Pública para tratar de todas as demandas deste grupo, ficando Wagner de contatar o Presidente da Associação para assinatura da correspondência que vai requerer marcar data e hora para tal, na qual ambos irão protocolá-la. Após confirmada audiência, ficou determinado que uma comissão de moradores inclusos neste grupo, acompanhará o Presidente para expor ao Secretário nossa disposição em participar das discussões de propostas em políticas públicas que visem segurança, além de apresentar-lhe nossas reivindicações já amplamente discutidas em reuniões deste grupo e presente nas demais atas. Foi deliberado a formação de comissões que possam acelerar a implementação de ações do grupo, sendo acordado: 1ª) Comissão para contatar outras associações de moradores que também sofrem com a falta de segurança, de forma a buscar uma articulação conjunta de ações, sendo o Sr. Mário indicado como coordenador desta comissão; 2ª) Comissão para verificar os caminhos necessários para a instalação de câmeras de monitoramento em nosso conjunto, sendo os Srs. Wilson, Deocleciano e Manuel encarregados em obter essas informações. Em seguida, Auxiliadora solicitou que todos os presentes votassem a ideia deste grupo interagir com um vereador, como foi proposta de um morador, não presente a esta reunião, sendo consenso de todos que não é necessária a presença de qualquer político em nossas reuniões, pelo menos sem que tenhamos uma proposta definida de interesses deste grupo, que no momento não há.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pediu a palavra Hailton que solicitou que as comissões instituídas pudessem na próxima reunião, marcada para o dia cinco de junho de 2010, às 9h, na sede da Associação dos Moradores, que já tivessem um retorno das demandas propostas nesta reunião, havendo a aquiescência dos membros das comissões. Por ultimo, foi franqueada a palavra a todos os presentes sem que houvesse qualquer manifestação e não havendo nada mais a deliberar e discutir, o presidente encerrou esta reunião, que foi lavrada na presente ata, que foi lida um breve resumo, mas que após concluída na integridade, será encaminhada por correio eletrônico (e-mail) para que os presentes a leiam e tomem conhecimento do conteúdo assim descrito.

Manaus, 29 de Maio de 2010.

________________________________
Hamilton Nascimento
Presidente

_________________________________
Auxiliadora Barbosa
Secretária

_________________________________
João Lago
Secretário


(Nome e assinatura dos demais segue na lista de presença)

Ata da 3a. Reunião da Amipaz

ATA DE REUNIÃO DOS AMIGOS DO BAIRRO DA PAZ - AMIPAZ

Em VINTE E DOIS de MAIO de 2010, às 9h da manhã, na Sede da Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont, conhecida como “chapéu de palha”, localizada à Alameda Santos Dumont s/no, foi realizada a terceira Reunião Dos Amigos do Bairro da Paz - AMIPAZ, que foi presidida por Hailton Nascimento, domiciliado à Rua Comandante César Aguiar, que indicou como secretários João Lago, morador da Rua Comandante Rangel e Auxiliadora Barbosa, domiciliada à Rua Comandante Eyner Encarnação, tendo como presentes os moradores convocados do Conjunto Santos Dumont, os quais assinaram a lista de presença (Anexo I).

DA EXPOSIÇÃO INICIAL

A reunião foi iniciada com a saudação a todos os moradores, agradecendo a presença. Também foi feita um agradecimento ao Presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont, por ter cedido o espaço da Associação para realização da reunião, além de ter proporcionado o contato com o carro de som que parcialmente foi pago com recursos da Associação, sendo o restante rateado entre os moradores presentes a reunião. Em seguida, Hailton relatou o histórico da formação da AMIPAZ, como ação de vizinhos, moradores do conjunto Santos Dumont, que preocupados com a escalada de violência que assola o bairro reuniram-se e articularam-se em um grupo de ação no intuito de discutir a segurança e reivindicar ação das autoridades competentes. Deste grupo, em reunião passada, foi deliberado que seria necessário realizar uma manifestação que pudesse chamar a atenção da sociedade manauara para a questão do agravamento da violência na cidade, especificamente para o bairro da Paz. Para isto, foram distribuídos pelos membros da AMIPAZ panfletos convocatório para esta manifestação, conforme deliberado em nossa última reunião, bem como durante a semana um carro de som, por meio de uma mensagem gravada por Geraldo Campelo, chamou os moradores do bairro para esta manifestação, solicitando que todos trouxessem os boletins de ocorrência policial. João Lago pediu a palavra e relatou que uma ação de providências utilizando boletins de ocorrência surgiu após visita que foi feita nesta semana ao Ministério Público Estadual, na companhia de Hailton, na qual ambos conversaram com o promotor de Justiça do Controle Externo e da Atividade Policial, pedindo a ação do ministério público em assegurar que as ocorrências policiais registradas tenham a devida investigação da polícia científica, justamente para que os marginais não se sintam livres da lei sob o manto da impunidade. O desejo da AMIPAZ é ver uma polícia atuante em sua função para todo e qualquer cidadão e não somente para aqueles que possam ter algum destaque social. João Lago agradeceu a presença da imprensa, que chamada a registrar nossa manifestação compareceu. Após essas prestação de contas iniciais sobre a atuação da AMIPAZ, foi aberta a plenária na qual os moradores convocados pudessem manifestar-se, tendo como tema a insegurança em nosso bairro e na cidade de Manaus. Um morador e comerciante de nosso bairro deu seu relato sobre a impunidade que reina nas ações policiais, pois se a polícia militar prende, logo o bandido é solto e volta a aterrorizar a população e que isto é um fato que também precisa ser investigado, ou seja, a atuação do judiciário que deixa de cumprir o seu papel, muitas vezes prejudicado pela própria incapacidade investigativa da polícia. Uma moradora solicitou ainda que fosse colocada na pauta de nossas reivindicações a melhoria da iluminação da passarela que serve a entrada do bairro, na avenida Torquato Tapajós, pelos assaltos que ocorrem naquele local, transformando-o local inseguro obrigando o morador a escolher entre correr o risco de ser assaltado, ou morrer atropelado. Foi ressaltado também pela moradora que a passarela tem sido utilizada por casais que praticam atos libidinosos em plena via pública. Foi ressaltado também a necessidade de outras medidas que podem ser tomadas pela Prefeitura de Manaus como: A iluminação das paradas de ônibus que servem ao conjunto, pois os filhos de moradores que estudam a noite, quando retornam para suas casas estão sendo vítimas de assaltos. Também e o conserto das telhas das paradas de ônibus e o conserto das calçadas, que são utilizadas por todos, inclusive por aqueles mais idosos, que hoje formam uma população expressiva em nosso bairro. Moradora do conjunto Santos Dumont com sete meses morando no bairro acabou ser assaltada, tendo a casa roubada, bem como o veículo da família. O marido da moradora é consultor de segurança regional de uma empresa aqui em Manaus, portanto como profissional da área, e com contato direto com a Secretaria de Segurança, solicitou as imagens gravadas pelas câmeras comunitárias, pois se supõem que os marginais entraram em sua residência passando pelo próprio muro que faz fronteira com a Secretaria. Das duas câmeras que fazem monitoramento no local, uma supõem-se que esteja desligada e a outra câmera, que poderia ter registrado a ação dos marginais, não gira, é fixa e somente está direcionada ao portão da própria Secretaria, portanto as imagens não poderiam ser aproveitadas para a identificação dos delinquentes. Outro depoimento foi a presença de “galerosos” na ação social de escolinhas de futebol que a Associação mantém para crianças no campo de futebol. Um morador dos mais antigos do Conjunto Santos Dumont, defronte a Secretaria de Segurança deu o seu depoimento emocionado, de um homem de oitenta anos que teve sua residência assaltada por três vezes, que o mesmo ligou para a polícia, mas que sequer uma viatura foi até a sua casa para averiguar o ocorrido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pediu a palavra João Lago, que seguindo sugestão de vários moradores presentes, propôs que aproveitássemos a presença do carro de som e a disposição de todos para realizar uma caminha pacífica e ordeira até a sede da Secretaria de Segurança Pública, sendo portanto um local apropriado para encerramos a nossa reunião. Com a adesão de todos a ideia proposta e nada mais a deliberar, o presidente encerrou esta reunião, que foi lavrada na presente ata, que foi será encaminhada por correio eletrônico (e-mail) para que os presentes a leiam e tomem conhecimento do conteúdo assim descrito.

Manaus, 22 de Maio de 2010.

________________________________
Hamilton Nascimento
Presidente

_________________________________
Auxiliadora Barbosa
Secretária

_________________________________
João Lago
Secretário


(Nome e assinatura dos demais segue na lista de presença)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Amipaz e Associação de Moradores pedem melhorias para o Conjunto Santos Dumont





No último dia 25 de maio, a Amipaz e a Associação dos Moradores do Conjunto Santos Dumont, protocolaram pedidos pedindo providências urgentes para troca das placas de nossas ruas que estão apagadas, reforma das paradas (incluindo a iluminação) e melhoria da iluminação das vias de nosso conjunto.

Confira!