Nesse domingo o jornal A Crítica de Manaus traz matéria (anexa) a respeito da necessidade da realização de Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, na qual a obra, por causar impacto significativo no meio urbano, busca-se avaliar a repercussão do empreendimento sobre a paisagem urbana, as atividades humanas instaladas, a movimentação de pessoas e mercadorias e os recursos naturais da vizinhança. É importante que se questione se a estação do monotrilho aqui no Cj. Santos Dumont tenha estudo prévio do EIV e que o mesmo seja de conhecimento dos moradores.
As conclusões do EIV podem não apenas permitir como também obstruir obras públicas que comprometam em demasiado o meio ambiente urbano. O EIV também é um importante instrumento de mobilização popular, visto que a comunidade deve ser chamada à discussão, evitando-se que obras sejam iniciadas à revelia do interesse dos moradores.
A partir disto, nós moradores do Cj. Santos Dumont devemos ser convocados para sermos informados do que se pretende construir aqui, bem como saber se o EIV, que é instituído pela Lei 10.257/2001, denominada Estatuto da Cidade, foi cumprido e qual as conclusões que este estudo apontou.
Para responder a essas dúvidas, convidamos para nossa reunião.
Venha, traga suas dúvidas e participe!
AMIPAZ - Grupo de Amigos do Cj. Santos Dumont - Bairro da Paz - Manaus/AM

Nenhum comentário:
Postar um comentário