Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reunião do Plano Diretor de Manaus

Hoje (27/7), a partir das 18h, acontece a reunião do plano diretor de Manaus no Teatro La Salle (Av. Dom Pedro I, 151 - Dom Pedro), na qual devemos abordar os anseios dos moradores da Zona Centro Oeste, onde está localizado o Conjunto Santos Dumont.

Espera-se que tenha grande participação popular, para que essas reuniões não sejam somente para cumprir o que determina o Estatuto das Cidades, em um mero “cumprimento de tabela”, como se diz jargão do futebol.

Apontamos alguns temas de extrema importância que devem ser levados para essa reunião:

1. Manutenção e preservação das áreas institucionais de nosso conjunto Santos Dumont (áreas verdes) e que toda intervenção urbanística que envolva a ocupação desses espaços sejam discutidas com a comunidade, por meio de Assembléias.

2. Que toda intervenção e modificação viária em nosso conjunto, seja precedida de Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, conforme determina o Estatuto das Cidades, sendo que o mesmo tenha que ser de interesse dos moradores, ou no caso de flagrante perturbação do sossego, que sejam oferecidos medidas compensatórias para os moradores.

3. Estabelecimento de um gabarito para as construções das unidades habitacionais do conjunto. Exemplo: quantos andares é possível em uma construção?

4. Estabelecimento de critérios para ocupação de atividades comerciais em nosso conjunto.

5. Outras atividades/serviços de impacto ao sossego dos moradores: pontos de moto taxistas, taxistas etc.

Participe, pois a tua presença é muito importante.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A cama hospitalar foi entregue hoje (25 de julho)

Nesta data efetivamente finalizamos a campanha: Amigos Solidários, as grandes engrenagens da vida, com a entrega da cama hospitalar ao Sr. Carvalho, que a partir de hoje terá um pouco mais de conforto em seu tratamento e recuperação.

Agradecemos a cada um dos amigos que, direta ou indiretamente, contribuiram para o sucesso desta campanha.

Confira as fotos e também a cópia da nota fiscal de venda da cama hospitalar.








domingo, 24 de julho de 2011

Festa Julina na Comandante Rangel

Nesse sábado (23/7), na Rua Comandante Rangel, moradores e ex-alunos do Colégio Preciosíssimo Sangue realizaram um arraial fora de época animado por um conjunto de forró especialmente contratado para tocar no evento. Além dos moradores da Comandante Rangel, outros moradores foram convidados por Vanessa e Elen, idealizadoras do evento, que repete neste ano o sucesso que foi em 2010.

Vários passatempos aconteceram durante a realização do arraial, como fogueira, bingo, sorteio de brindes e uma quadrilha improvisada entre os participantes.

Vanessa confirmou que no ano que vem tem mais.

Confira as fotos!















segunda-feira, 18 de julho de 2011

Opinião: O que acontece com o movimento estudantil no Brasil?


Essa semana que passou três notícias acabaram por prender minha atenção por estarem relacionadas com a educação, que é um tema de grande importância para mim e alvo constante de minhas resenhas. As notícias muito se relacionam, pois abordam as várias visões da política da educação e como as entidades de interesse coletivo, organizadas ou não, manifestam-se a fim de garantir o direito difuso do ensino com qualidade.

O primeiro destaque foi o confronto entre a polícia e 150 mil estudantes chilenos, que foram às ruas de Santiago para pedir melhorias na qualidade da educação. É importante ressaltar o resultado do Pisa em 2010 , que valia o desempenho de alunos no mundo em leitura, matemática e ciências, o Chile situou-se na 45ª posição do ranking mundial, enquanto o Brasil ficou nove posições atrás, na 54ª colocação.

A segunda notícia foi a nota de repúdio de pesquisadores reunidos na SBPC – Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência em Goiânia, contra o projeto de lei 220 que autoriza universidades e faculdades a contratarem professores sem mestrado ou doutorado, modificando a LDB – Lei das Diretrizes Básica da Educação, que estabelece que 1/3 do corpo docente deve ser composto por mestres e doutores. Na verdade, a maioria das instituições de ensino contratam o mínimo exigido na lei, pois mestres e doutores oneram a folha de pagamento, já que contratar professores especialistas custa menos.

O último destaque na verdade o vi pela TV, políticos discursando no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), também realizado em Goiânia, que teve o patrocínio de estatais como a Petrobras, Eletrobras, Caixa Econômica Federal, além dos ministérios do Transporte, Turismo, Saúde, Esporte e Educação, e do apoio da Prefeitura de Goiânia, do Governo de Goiás e da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A UNE recebeu R$ 3 milhões do governo para realizar o seu congresso, no qual o ex-presidente Lula discursou,além do ministro da Educação Fernando Haddad, sob os aplausos da UNE que parece estar muito satisfeita com os rumos da educação no Brasil. Somente para registro, aqui em Manaus os funcionários da Universidade Federal estão em greve desde o mês passado, que paralisou o atendimento aos alunos da instituição, prejudicando a realização das aulas.

Em minha modéstia análise, a manifestação que ocorreu no Chile apenas demonstra o sucesso do ensino naquele país, pois foi capaz de produzir estudantes com a necessária visão crítica, que mesmo ostentando o melhor desempenho latino-americano na educação, ainda assim veem motivos para estar insatisfeitos quando percebem claramente uma queda na qualidade do ensino, assim vão as ruas protestar e exigir imediatas mudanças. Enquanto isso, aqui no Brasil a UNE é um exemplo de como a partidarização de entidades de interesse coletivo promovem o atraso e esmagam as necessárias reivindicações que poderiam resultar em melhorias. Ao invés da UNE discutir e propor políticas para a educação, hoje parece estar mais preocupada em ser trampolim de seus dirigentes para a vida político-partidária. Neste aspecto, o congresso “chapa branca” da UNE com o patrocínio de estatais, referendado pelos estudantes ali reunidos, apenas demonstram que falta ao estudante brasileiro: o bom-senso, coragem e a visão crítica dos jovens chilenos. Quanto a SBPC, cumpre o seu papel em alertar que um professor com mais anos de estudos, com mestrado e doutorado, acumula conhecimentos que fica a serviço de seus alunos. Em um país no qual se aceita e estimula-se que professores do ensino fundamental tenham curso superior, por que será que há de desejar-se que o professor de ensino universitário também não tenha mais anos de estudos? Não existe bom senso naqueles que assinaram a PL220, pois estão prestando um desserviço a educação no Brasil.

Esta reflexão bate na mesma tecla que insistentemente produz minha persistente cantinela: Os movimentos sociais, as entidades de interesse coletivo devem ter o necessário afastamento da partidarização, ou devem evitar a contaminação, patrulhamento ou comando de políticos, pois correm o risco de não reivindicarem os verdadeiros interesses aos quais deveriam buscar, passando a servir somente ao gosto de seus verdadeiros patrocinadores. Lamento profundamente o posicionamento da UNE, ao mesmo tempo que saúdo aos pesquisadores da SBPC por sua posição a favor da qualidade da educação e, como não poderia deixar de dizer, parabenizo a coragem dos estudantes chilenos que acabam por servir de exemplo de luta que um dia tenho esperança de rever em solo brasileiro.

João Lago
Administrador, professor e morador do Conj. Santos Dumont

domingo, 10 de julho de 2011

Jesuítas da Região Amazônica tem novo Superior Regional

Nesse sábado (9/7), na capela de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro, no bairro de Aparecida, a comunidade manauara foi apresentado ao novo Superior Regional do Jesuítas na Amazônia, Pe. Adelson Araújo dos Santos, ao mesmo tempo que teve a oportunidade de despedir-se de Pe. Roberto Jaramillo Bernal, que durante seis anos esteve como superior dos Jesuítas em nossa região.

Pe. Adelson é amazonense, completou 47 anos nesse sábado, entrou para Companhia de Jesus em 15 de fevereiro de 1986 e foi ordenado sacerdote em 27 de dezembro de 1997 e estava em Belo Horizonte como diretor espiritual do Filosofado Interprovincial de Belo Horizonte, MG.

A Celebração Eucarística foi presidida por Pe. Roberto Jaramillo e concelebrada pelo Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, com a participação de jesuítas de outras cidades da Região Amazônica, bem como teve a presença de religiosos de outras congregações católicas, além de representantes de outras denominações cristãs. Estavam também presentes diretores e representantes das obras sociais e apostólicas apoiadas pelos Jesuítas em nossa região amazônica. Ao final da missa, a comunidade foi convidada para um jantar de confraternização de despedida de Pe. Roberto e de acolhida a Pe. Adelson, que também recebeu parabéns pelo seu aniversário, comemorado nessa data.

Agradecemos a Deus pela companhia de Pe. Roberto Jamarillo nesses anos, com sua presença animadora nas obras sociais e apostólicas dos Jesuítas, que tanto tem contribuído para o fortalecimento da Fé e da Esperança. Pedimos a Deus que o seu Divino Espírito Santo continue iluminando seus passos nesta nova caminhada que se inicia em sua vida.

Pedimos a Deus que ilumine Pe. Adelson, concedendo sabedoria, perseverança e amor na condução dos trabalhos dos Jesuítas na Amazônia, pedindo a comunidade manauara que o acolha com alegria, entusiasmo e desejando sucesso em sua nova jornada.





Da direita para esquerda: Pe. Ronaldo CSsR., Pe. Adelson SJ, Pe. Roberto SJ


___________________________________________________________________________



Pe. Bruno SJ















sexta-feira, 8 de julho de 2011

Limpeza da Praça e do Conjunto Santos Dumont

A limpeza da praça e das áreas comuns de nosso conjunto finalmente aconteceu nesta semana, não sem que houvesse intensa manifestação e pedidos a Prefeitura de Manaus (Semulsp). Neste sentido, a Amipaz tem contado com a ajuda de nosso amigo e vizinho Nelson Lopes, que por meio do vereador Gilmar Nascimento tem encaminhado nossas solicitações de serviços para o nosso Conjunto Santos Dumont. Ainda estamos aguardando a viabilização do pedido de troca e colocação das placas de indicação das ruas do conjunto, que foi feito também pedido a Implurb (Indicação 248 do referido vereador).

Abaixo, para registro desses pedidos e nossos agradecimentos ao vereador Gilmar Nascimento e ao Sr. Nelson Lopes, que nos tem ajudado no encaminhamento dessas solicitações de serviço as secretarias da Prefeitura de Manaus.

Abaixo todas as Indicações efetuadas pelo vereador que contribuiram para o pronto atendimento das demandas de nosso conjunto.







quinta-feira, 7 de julho de 2011

Oficina de Bordados na Igreja de São Marcos no Conjunto Santos Dumont

Funciona há mais de cinco anos na Casa Amarela, ao lado da Igreja de São Marcos, aqui no Conjunto Santos Dumont, uma oficina que se dedica ao ensino técnicas de bordado, sendo um curso gratuíto e aberto a comunidade.

A Oficina de Bordados funciona exclusivamente com recursos e materiais fornecidos por aquelas que participam. Quem quiser aprender deverá dirigir-se aos sábados, no horário das 15 às 18h no local onde as bordadeiras estão reunidas.

No entanto, as bordadeiras do Conjunto Santos Dumont estão em campanha para amealhar fundos para comprar material e continuar na difusão desta arte e estão promovendo uma rifa, ao valor de R$ 2,00 (dois reais), cujo prêmio será uma amostra do trabalho feito pelas próprias bordadeiras.

O prêmio é composto por:

- 7 panos de prato
- 1 toalha para o fogão
- 1 capa para garrafão de água
- 1 capa para liquidificador
- 2 capas para almofadas
- 1 toalha de banho
- 1 toalha de rosto
- 1 móbile de galinhas
- 1 peso de porta

O sorteio acontecerá dia 03/09/2011 às 15h no mesmo local no qual as bordadeiras se reunem para ensinar e praticar sua arte.

Aqueles que desejam comprar a rifa, basta entrar em contato com a Amipaz, por meio de nosso e-mail (amipaz.manaus@gmail.com), indicando a quantidade de rifas que deseja, fornecendo o nome e o endereço para que possamos enviar/entregar os cupons de sorteio.

A Amipaz não cobrará absolutamente nada pelo serviço de entrega para os residentes em nosso conjunto, bom como bairro da Paz, Redenção e Hiléia, sendo este um trabalho voluntário e de apoio ao trabalho das artesãs. Para aqueles que moram em outro bairro da Zona Centro-Oeste, faremos a entrega gratuíta na aquisição de 5 (cinco)ou mais cupons.

Confira logo abaixo quais são os bairros que compõem a região Centro-Oeste.

Maiores contatos para saber informações de como participar da Oficina de Bordados, podem contatar:

- Dorinha, (92) 3651-1905
- Maria José, (92) 3651-1907
- Dolores (92) 3654-3938
- Maria de Jesus (92) 3651-1245,

ou ainda enviar e-mail para: auxibarbosa@yahoo.com.br.


Abaixo foto do valioso prêmio oferecido.



_____________________________________________________________________

Zona Centro-Oeste

Bairros

* Alvorada
* Bairro da Paz
* Dom Pedro
* Planalto
* Redenção

Sub-bairros

* Ajuricaba
* Aripuanã
* Aristocrático
* Belvedere
* Campos Elíseos
* Canaã
* Com Ouro Verde
* Déborah
* Flamanal
* Hileia
* Jardim Versailles
* Juruá
* Jussara
* Kíssia
* Parque e Gomes
* Promorar
* Rio Jamar
* Santa Bárbara
* Santa Teresinha
* Santos Dumont
* Vista Bela

sábado, 2 de julho de 2011

Limpeza da Praça de Caminhada

Durante a limpeza da praça de caminhada, conhecemos o Sr. Raimundo Magno, que é agricultor e pescador, está a 14 dias em Manaus para fazer um tratamento de saúde, que infelizmente não pode ser feito em Parintins. Assim, como lhe falta ajuda do Estado, bem como assistência médica próxima da cidade na qual reside, não tendo nenhuma outra ocupação além daquela conseguida com a lida das mãos, a alternativa que encontraram foi a de catar latas na rua.

Esta falta de perspectiva de atendimento médico em Parintins, sujeitam o Sr. Raimundo e esposa, chamada Glória, a todo tipo de humilhação. A precariedade da saúde pública no interior é um dos responsáveis pelo êxodo do interior para capital, no qual falta competência do Governo do Estado para encontrar solução para o problema, levando Manaus a um inchaço populacional. No entanto, todo aquele com um mínimo de bom-senso que resolve colocar a baila esses problemas, logo são rotulados de “criticos ferozes” por alguns. Pergunto: Será?

A entrevista com o Sr. Raimundo e esposa pode ser vista no video logo abaixo, além de outra entrevista que fizemos com o Anderson Pereira, um jovem freqüentador da praça que acabou ajudando a limpá-la. Anderson é natural de Santarém-PA e está aqui em Manaus para o concurso da PM e também nos contou de sua participação comunitária em uma ONG em Alter-do-Chão que justamente trabalha na conscientização ambiental. Neste aspecto, estar hoje na praça para encontrar essas pessoas e conversar com elas valeu todo o esforço e o suor derramado.

Confira as fotos e assista às entrevistas!













_________________________________________________________________________________
Estava assim...


__________________________________________________________________________________

E ficou assim...

_________________________________________________________________________________

Estava assim............................................


__________________________________________________________________________________
E ficou assim...